ARME promove workshop sobre Internet Exchange Point (IXP)

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), em parceria com a Direção-Geral de Telecomunicações e Economia Digital (DGTED) e Internet Society África (ISOC) organizou esta quarta-feira, 6, via videoconferência, um workshop de formação subordinado ao tema: “Internet eXchange Point (IXP) Best practices”, destinado aos técnicos das principais instituições do país com interesse direto na criação e operacionalização de uma IxP no país. 

O evento que juntou cerca de 50 participantes de várias instituições, tem como objetivo lançar as bases, pistas e reflexões, no âmbito de um roteiro já estabelecido, com vista à operacionalização   da Internet eXchange Point (IXP) em Cabo Verde. A IXP consiste, no fundo, na criação de um Ponto de Troca de Tráfego (PTT), que permite que o tráfego local de Internet em Cabo Verde permaneça no país. 

Assim, com a interligação através de uma IXP, dos diversos fornecedores dos serviços de acesso à Internet (ISPs) e das principais instituições do país, várias serão as vantagens, entre as quais uma diminuição de custos, a melhoria da rapidez e até uma maior segurança no acesso à Internet.  

O workshop que arrancou  ontem  continua hoje e amanhã, estando o seu término agendado para a próxima quarta-feira, 13, contou com a intervenção do Presidente do Conselho de Administração da ARME, Isaías Barreto da Rosa que, na ocasião, agradeceu os participantes e fez uma resenha da importância da Internet eXchange Point, para o desenvolvimento de Cabo Verde, assente em maior conectividade no seio dos consumidores.  

Por seu turno, o diretor-geral das Telecomunicações e Economia Digital, Aruna Handem destacou a importância deste workshop e do projecto de implementação da Internet eXchange Point em Cabo Verde, que irá, seguramente, impactar a vida dos cabo-verdianos, através da economia digital, na esteira   da Agenda Digital 2019-2021 do Governo.

A agenda deste primeiro dia de trabalho, contou com a apresentação da visão geral do nível da conectividade de Cabo Verde, feita por David Gomes da ARME, e ainda com as apresentações dos representantes da ISOC África, Ghislain Nkeramugaba e Silvio Almada, respetivamente, que abordaram o percurso da instalação da Internet eXchange Point em África, bem como alguns conceitos e definições, que são necessários para o efeito.

Newsletter

Inscreva-se no nosso newsletter e receba as nossas actualizações.
Please wait