ARME e ICANN promovem  Workshop sobre indústria de nomes de domínio

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), em parceria com a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), promove, esta sexta-feira, 14, na Sala Multiusos da instituição, sita em Chã D’Areia, entre as 09H00 e às 12H00, um workshop subordinado ao tema: “A Indústria de Nomes de Domínio”, que será orientado pelo representante da ICANN, Yaovi Atohoun.

O workshop visa, entre outros, apresentar aos diferentes stakeholders que lidam com as TIC, o ecossistema da ICANN e, especialmente, falar sobre aceitação universal (UA) de nomes de domínio e endereços de e-mail. É importante ter em consideração o conceito de UA, quando se fala em desenvolver aplicativos e também na configuração de e-mails.

A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), é uma entidade sem fins lucrativos, vinculada ao Governo dos Estados Unidos, responsável pela atribuição do espaço de endereços do Protocolo da Internet (IPv4 e IPv6), pela atribuição de identificadores de protocolo, pela administração do sistema de nomes de domínio de primeiro nível genéricos (gTLDs) e com códigos de países (ccTLDs), assim como as funções de gestão do sistema de servidores-raiz.

Por seu turno a ARME é a entidade responsável em Cabo Verde, pela gestão e registo dos CCTL.CV. Ou seja, qualquer pessoa singular ou colectiva que pretenda fazer um registo de domínio, é a ARME a única instituição comptente para o fazer.

Recorde-se que  a ICANN está sedeada em Marina del Rey (Califórnia) e foi criada em 18 de setembro de 1998 com o propósito de  coordenar algumas tarefas originalmente executadas mediante contrato com o governo dos Estados Unidos da América, através da Internet Assigned Numbers Authority (IANA) e outras entidades. Está, por isso,  subordinada ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos, desde o início de suas atividades.

Newsletter

Inscreva-se no nosso newsletter e receba as nossas actualizações.
Please wait