Aprovação e validação da Operação Estatística - Comunicações Eletrónicas pelo INE

No dia 11 de junho de 2020, o Instituto Nacional de Estatística (INE) aprovou e validou o Documento Metodológico da Operação Estatística: Comunicações Eletrónicas da ARME, desenvolvida em linha com os princípios, normas e padrões nacionais e internacionais de qualidade de produção estatística.

Segundo o parecer técnico do INE “o documento está bem conseguido, abrangendo globalmente os aspetos essências da operação estatística com a natureza aproveitamento de dados administrativo” para a produção e dados/ informações estatísticas, o que levou a uma apreciação positiva”. 

Com a aprovação do Documento Metodológico da Operação Estatística: Comunicações Eletrónicas, a ARME passa a dispor de um instrumento técnico que suporta todo o processo de recolha, tratamento e análise de dados. O documento também suporta os aspetos técnicos que garantem a solidez, fidedignidade, transparência e confiança do processo de transformação de dados em informação e conhecimentos, para a tomada de decisões em tempo real.

Este processo faz parte do Projeto de Sistema de Informação Estatística Multissectorial – ARME iniciado em setembro de 2019 e que envolveu todos os stakeholders do sector. O projeto engloba quatro elementos fundamentais: (i) preparação e validação das operações estatísticas de todos os sectores e a sua divulgação através de Sistema de Business Intelligence, (ii) montagem de um Laboratório de Estatística-Previsão e Data Analytics, (iii) agenda estatística (open-data) e de estudo 2020-2023, e (iv) planeamento do Gabinete de Estudos e Estatística.

Para o Conselho de Administração da ARME  “a aprovação e validação do Documento Metodológico da Operação Estatística: Comunicações Eletrónicas representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido, orientado para o cumprimento da lei (Lei nº 48/IX/2019 - Sistema Estatístico Nacional), e demonstra, sobretudo, o compromisso com a satisfação dos utilizadores, que se materializa na disponibilização de uma oferta de produtos e serviços estatísticos inovadores e de elevada qualidade”.

Newsletter

Inscreva-se no nosso newsletter e receba as nossas actualizações.
Please wait