Sistema de Informação Centralizado discutido na Praia

O Sistema de Informação Centralizado foi mote de um Workshop realizado, no dia 17, na cidade da Praia, promovido pela Agência Reguladora Multissectorial da Economia- ARME, em parceria com a ANACOM de Portugal.

O encontro contou com a participação de vários players do sector das comunicações electrónicas, NOSI, CV Móvel, Unitel T+, ELECTRA, AdS, Câmaras Municipais, ANAS, Estradas de Cabo Verde, Águas e Energia do Maio, EMEP, etc.

Durante a abertura do certame, o Presidente do Conselho de Administração da ARME, Isaías Barreto da Rosa, afirmou que o Sistema de Informação Centralizado para o acesso e partilha das infraestruturas de telecomunicações tem um papel muito importante para a sustentabilidade dos operadores, para os consumidores e para o ambiente.

Segundo Isaías da Rosa, a partilha de infraestruturas existentes possibilita o planeamento futuro das construções, a otimização dos recursos, com impacto directo na redução de custos dos serviços. Significa que quem tiver infraestruturas passíveis de serem partilhadas poderá disponibilizá-las, recebendo em troca uma quantia justa pela utilização de terceiros, e o consumidor final poderá sair a ganhar com o mercado mais concorrencial ao nível dos serviços, conforme explica, o PCA da ARME.

O Sistema de Informação centralizado disponibiliza numa única plataforma todas as infraestruturas do país aptas a serem partilhadas e aptas a alojarem redes e serviços das comunicações electrónicas.

Recorda-se que a ARME aprovou recentemente o regulamento de partilha das infraestruturas aptas a alojar redes e serviços das comunicações electrónicas, que entrou em vigor no dia 5 deste mês, objecto de uma consulta pública.

O documento encontra-se disponível no portal da ARME:https://www.arme.cv/index.php/component/jdownloads/send/160-decisoes-regulatorias-comunicacoes/566-deliberacao-n-31-ca-2019-de-29-de-novembro-que-aprova-o-regulamento-de-infraestruturas-aptas-a-alojar-redes-e-servicos-das-comunicacoes-electronicas

Newsletter

Inscreva-se no nosso newsletter e receba as nossas actualizações.
Please wait