Relatório Estatístico do Setor de Combustíveis - 1º semestre de 2019

Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME acaba de publicar o Relatório Estatístico do Sector de Combustíveis, do 1.º Semestre do ano 2019. Este relatório mostra que durante esse período a actividade petrolífera em Cabo Verde apresentou sinais de crescimento em linha com a dinâmica económica do país.

De acordo com o documento, no primeiro semestre de 2019, as vendas tiveram um acréscimo de 3,0% em relação ao período homólogo e um ligeiro decréscimo de 0,1% relativamente ao semestre anterior, apesar das tensões geopolíticas do período, das expectativas de crescimento económico mundial, da depreciação do euro face ao dólar e de aumentos dos preços do crude e derivados de petróleo nos mercados internacionais.

 Os dados mostram ainda que as importações durante esses períodos totalizaram em cerca de 12,2 milhões de contos. Um decréscimo de 3,6% em relação ao primeiro semestre de 2018 e de 12,8%, relativamente ao semestre anterior, que se deve, essencialmente, a diminuição do preço médio dos produtos no mercado internacional em 2019, relativamente aos dois semestres de 2018.

Deste modo, no mercado interno, os preços de venda ao consumidor final registaram aumentos generalizados para todos aos produtos petrolíferos, com destaque para a gasolina cujo aumento foi mais significativo (em média 3,9%). Entretanto, o butano registou menores aumentos (em média 1,1%).

Ver o relatório completo:

Newsletter

Inscreva-se no nosso newsletter e receba as nossas actualizações.
Please wait