Cabo Verde marca presença no 28.º Congresso da União Postal Universal em Dubai

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), enquanto entidade reguladora do setor das comunicações eletrónicas e postais, lidera uma prestigiada delegação de Cabo Verde que participa no 28.º Congresso da União Postal Universal (UPU), a decorrer em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

A comitiva é encabeçada pela Presidente da ARME e da ARCTEL, Dra. Leonilde Santos, e integra o Secretário-Executivo da ARCTEL, Eng.º David Gomes, o Presidente do Conselho de Administração dos Correios de Cabo Verde (CCV), Eng.º Isidoro Gomes, os administradores Enilce Fernandes e Paulo Ferreira, bem como os técnicos Sidney Cardoso e Marvin Silva.

A participação de Cabo Verde neste fórum internacional reveste-se de grande relevância estratégica, uma vez que o país concorre a um lugar no Conselho de Operações Postais da UPU, com eleições previstas para esta quinta-feira, 18 de setembro. Esta candidatura representa um passo significativo na afirmação de Cabo Verde no cenário postal internacional.

O 28.º Congresso da UPU constitui uma plataforma global que reúne os seus Estados-membros para definir a Estratégia 2026–2029 da organização, bem como a Estratégia Postal Mundial, que orientará as futuras trocas internacionais de correspondência e moldará o futuro do sistema postal global.

Além das deliberações estratégicas, o Congresso destaca os avanços em serviços postais e logística, fundamentais para o comércio internacional e o desenvolvimento económico.

Recrde-se que, a edição deste Congresso está centrada na inovação, abordando os principais desafios enfrentados pela rede postal mundial e explorando soluções tecnológicas avançadas para responder às exigências atuais e futuras do setor.