Serviço de Internet

Deve ter atenção ao seguinte:

A sua necessidade

Escolha o serviço que responde às suas necessidades - quer um acesso fixo ou móvel? Pretende fazer muitos downloads e/ou uploads?

A utilização que vai dar ao serviço

Na escolha do serviço deve ter atenção a utilização que vai dar à Internet, o tempo de utilização, a hora que vai utilizar o serviço para poder fazer uma melhor escolha relativa à velocidade que vai contratar. Igualmente, deve escolher o limite do consumo pretendido, se um valor pré-definido ou se quer pagar à medida que vai utilizando, etc. 

Cobertura da rede do operador na sua residência

Ao contratar o serviço. deve ter em atenção se  há cobertura do  serviço pela rede do operador escolhido, na sua área de residência ou na área onde pretende utilizá-lo.

O tarifário melhor para si.

Analise os tarifários disponibilizados pelos operadores e escolha o tarifário que melhor se adequa ao que pretende e à utilização que vai dar ao serviço contratado.

Os custos adicionais associados ao serviço,

Solicite todas as informações sobre o serviço a contratar, inclusive os custos adicionais que poderão existir, designadamente os ligados à instalação do serviço, à manutenção, ao aluguer de equipamentos e ao acesso à Internet móvel em território nacional e em roaming.

Procure informar-se junto do seu operador se são disponibilizados meios técnicos que lhe permitam fazer controlo da utilização do consumo do serviço contratado.

Contrato de Adesão

Informe- se se o contrato tem uma duração mínima (considerado como período de fidelização) e se é obrigado a pagar uma indemnização caso decida rescindi-lo antecipadamente.

Se for alterada algumas das condições previstas no contrato de adesão que lhe seja desfavorável, o operador deve comunicar-lhe dessas alterações com a antecedência mínima de um mês, e informar-lhe do direito à rescisão do contrato sem nenhuma penalização.

Equipamentos indispensáveis para obtenção do serviço

Procures saber de todos os equipamentos necessários para ter acesso ao serviço contratado. Se quiser uma ligação fixa à Internet, apenas será necessária uma linha telefónica ou um acesso por cabo ou por fibra ótica e um modem. Se quiser uma ligação móvel, será necessário um telemóvel 2G ou 3G, um computador portátil, um PDA, um Tablet, um modem USB ou um Router 3G.

 Condições de acesso ao serviço

Procure informar-se junto do operador todas as condições técnicas necessárias para a instalação e funcionamento do serviço.

Qualidade de serviço oferecidos pelos operadores

Procure informar-se sobre os níveis de qualidade de serviço que os operadores divulgam. Saiba que os operadores não podem garantir, a todo o momento, uma velocidade máxima de acesso, dado a velocidade de acesso à Internet depender do nível de utilização da rede e do servidor a que o cliente se liga.  Em muitos casos a velocidade máxima anunciada pode divergir da velocidade efetivamente alcançada.

Tags: ,

Newsletter

Inscreva-se no nosso newsletter e receba as nossas actualizações.
Please wait