Subordinado ao tema: “Integração de Vetores Energéticos”, a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), enquanto membro da Associação de Reguladores de Energia dos Países da Língua Oficial Portuguesa (RELOP), e na qualidade de anfitriã do evento, faz saber que acontece, presencialmente, na ilha do Sal, no dia 9 de novembro, a XIV Conferência Anual da RELOP.

Assinala-se, esta segunda-feira, 9 de outubro, Dia Mundial dos Correios, sob o lema: “Unidos pela confiança, colaborando para um futuro seguro e conectado". A ARME enquanto entidade reguladora do setor postal em Cabo Verde associa-se aos demais países membros da União Postal Universal (UPU) na celebração desta efeméride, lembrando os cabo-verdianos a importância que o setor postal representa, para as suas vidas.

A presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde dos Santos presidiu na última sexta-feira, 29, a sessão de encerramento do 1º Fórum de Governação da Internet para os Jovens em Cabo Verde, subordinado ao lema: “Nôs juventude digital, Nôs juventude em Movimento”, que aconteceu no auditório da Universidade de Cabo Verde, em formato presencial e remoto.

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia completa esta quarta-feira, 20 de setembro cinco anos da sua criação, sob o signo: “ARME 5 Anos Depois: Entre Desafios e os Caminhos da Regulação”. Recorde-se que a instituição foi criada pelo Decreto-lei nº50/2018, de 20 de setembro, como resultado da extinção da ARE e da ANAC. Duas entidades com filosofia regulatória diferente que se juntaram, para dar lugar a uma organização homogénica, de base identitária única.

Pela sua missão multissectorial, deve ser das instituições mais simbólicas da autoridade reguladora do Estado em Cabo Verde, com o propósito de fiscalizar, supervisionar e promover um ambiente de sã convivência entre instituições de natureza pública, as entidades reguladas e os consumidores e utentes e, assim, garantir o equilíbrio económico-financeiro das reguladas e defender os legítimos interesses dos consumidores.

Em carta endereçada aos trabalhadores, o conselho de administração da ARME felicita a todos os seus colaboradores por esta efeméride, augurando que melhores caminhos vão sendo trilhados em prol de melhores e justa regulação, para o desenvolvimento e progresso da nossa economia.

“Com certeza que há, ainda, muito trabalho a fazer para expandir conquistas institucionais aos stakeholders e alargar o bojo de realizações duma economia competitiva-produtiva, também de modificação cada vez mais qualificada das atitudes e comportamentos dos beneficiários e consumidores cabo-verdianos”, lê-se na missiva aos trabalhadores onde o CA da ARME reconhece, entretanto, que “para que isso aconteça, caros colaboradores, continuamos a contar com todos vós, para juntos vencermos os desafios do futuro agora, no que as políticas regulatórias dizem respeito”.

Uma delegação da ARME encabeçada pela sua presidente, Leonilde dos Santos, encontra-se no Brasil, para participar no Primeiro Fórum Lusófono de Governação da Internet, que acontece entre os dias 18 e 19 deste mês, em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa e na sede do NIC.br, respetivamente. O evento irá debater, entre outros temas, os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento da Internet nos países falantes de língua portuguesa.