Sob o lema: “Tecnologias Digitais para Idosos e Envelhecimento Saudável”, celebra-se hoje, 17 de maio, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

O objetivo da divisa para assinalar esta efeméride visa, justamente, alertar as autoridades mundiais para a importância e necessidade de utilizar as tecnologias de informação e comunicação, na promoção e garantia de uma velhice saudável e menos rabugenta.

É com base neste pressuposto que o Secretário-Geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), Houlin Zhao lança um repto a todos os Estados membros, para que neste dia e durante todo o ano celebrem a efeméride com organização de eventos voltados para a sensibilização de idosos em utilizarem as tecnologias de informação que lhes proporcionem um envelhecimento saudável e sem grandes complicações.

“O acesso legítimo às tecnologias digitais não é apenas uma responsabilidade moral, mas é também essencial para a prosperidade e sustentabilidade globais, mormente para as populações idosas”, afiança Houlin Zhao para quem é importante consciencializar os idosos para o papel das TICs no apoio e manutenção de uma vida saudável, através de acesso independente, física, emocional e financeiramente, em ordem à sustentabilidade económico-financeira, através de uma saúde digna e próspera, para toda população idosa.

De acordo com a UIT, as telecomunicações e as tecnologias de informação e comunicação têm, nos dias que correm, um papel importante a desempenhar na promoção de um envelhecimento mais saudável e, concomitantemente, ajudar as pessoas na construção de cidades inteligentes, no combate a discriminação baseada na idade e no local de trabalho garantindo, assim, a inclusão financeira dos idosos, bem como apoiar milhões de cuidadores em todo o mundo. Tudo porque, na perspetiva desta organização internacional, o envelhecimento da população global é uma a tendência demográfica definidora do século 21.

Recorde-se que o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WTISD) é celebrado anualmente a cada 17 de maio, desde 1969 para assinalar a fundação da UIT e a assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo em 1865.

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), no exercício das atribuições e competências estatutárias, realizou, entre 16 e 27 de junho, a aferição da qualidade de serviços móveis e de cobertura das tecnologias 2, 3 e 4G, oferecida pelas operadoras CVMóvel e Unitel T+, nas ilhas de Sal e Boa Vista, cuja apresentação pública dos resultados é feita esta quarta-feira, 12, às 10 horas, na Sala Multiusos da ARME, sita em Chã D’Areia, na Praia.

Documentação Sector Comunicações