A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) acaba de publicar o Relatório de Indicadores Estatísticos do Mercado das Comunicações Eletrónicas em Cabo Verde referente 3º Trimestre de 2022, cujas informações foram recolhidas junto das operadoras existentes no país. Tratam-se, pois, de dados referentes à taxa de penetração dos serviços de telefonia móvel e fixa, do serviço de internet e da televisão por assinatura, à evolução de tráfego de voz, de SMS e de internet e à quota de mercado, na ótica dos mercados retalhistas.

Doreen Bogdan-Martin é a nova Secretária-Geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT). A eleição aconteceu esta quinta-feira, 29 de setembro, durante a Conferência de Plenipotenciários dos Estados Membros da UIT que está a decorrer em Bucareste, Roménia, em que Cabo Verde participa com uma importante delegação chefiada pelo Secretário de Estado da Economia Digital que integra a Embaixadora de Cabo Verde em Genebra, Suíça, Clara Delgado, PCA da ARME, Leonilde dos Santos e Ana Lima, Diretora do Departamento de Gestão e Controlo de Espectro Radioelétrico.

A presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde Tatiana dos Santos,a Embaixadora de Cabo Verde, em Genebra, na Suíça, Clara Delgado e a diretora do Departamento de Gestão e Controlo de Espectro Radioelétrico, Ana Lima, integram a delegação cabo-verdiana chefiada pelo Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes que participa na Conferência Plenipotenciária quadrienal da UIT, que se realiza na cidade de Bucareste, Roménia, entre 26 de setembro e 14 de outubro de 2022.

Sob o lema: “Tecnologias Digitais para Idosos e Envelhecimento Saudável”, celebra-se hoje, 17 de maio, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

O objetivo da divisa para assinalar esta efeméride visa, justamente, alertar as autoridades mundiais para a importância e necessidade de utilizar as tecnologias de informação e comunicação, na promoção e garantia de uma velhice saudável e menos rabugenta.

É com base neste pressuposto que o Secretário-Geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), Houlin Zhao lança um repto a todos os Estados membros, para que neste dia e durante todo o ano celebrem a efeméride com organização de eventos voltados para a sensibilização de idosos em utilizarem as tecnologias de informação que lhes proporcionem um envelhecimento saudável e sem grandes complicações.

“O acesso legítimo às tecnologias digitais não é apenas uma responsabilidade moral, mas é também essencial para a prosperidade e sustentabilidade globais, mormente para as populações idosas”, afiança Houlin Zhao para quem é importante consciencializar os idosos para o papel das TICs no apoio e manutenção de uma vida saudável, através de acesso independente, física, emocional e financeiramente, em ordem à sustentabilidade económico-financeira, através de uma saúde digna e próspera, para toda população idosa.

De acordo com a UIT, as telecomunicações e as tecnologias de informação e comunicação têm, nos dias que correm, um papel importante a desempenhar na promoção de um envelhecimento mais saudável e, concomitantemente, ajudar as pessoas na construção de cidades inteligentes, no combate a discriminação baseada na idade e no local de trabalho garantindo, assim, a inclusão financeira dos idosos, bem como apoiar milhões de cuidadores em todo o mundo. Tudo porque, na perspetiva desta organização internacional, o envelhecimento da população global é uma a tendência demográfica definidora do século 21.

Recorde-se que o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WTISD) é celebrado anualmente a cada 17 de maio, desde 1969 para assinalar a fundação da UIT e a assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo em 1865.

Documentação Sector Comunicações