ARME acolhe VIIª Reunião do Grupo de Trabalho de Estatística da ARCTEL

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia acolhe a VIIª Reunião do Grupo de Trabalho de Estatística da ARCTEL, que acontece, na manhã desta terça-feira, 14, pelas 10 horas, no Hotel Trópico, em parceria com a Autoridade Nacional de Comunicações de Portugal-ANACOM, com vista ao desenvolvimento do sistema estatístico das entidades reguladoras das telecomunicações, membros da ARCTEL.

Esta VIIª reunião acontece um dia antes da realização do Workshop Sobre os Indicadores Estatísticos das Telecomunicações/TIC, que acontecerá, amanhã, 15, e, depois de amanhã, 16, na Cidade da Praia, que visa reforçar a capacidade de produção de estatísticas e indicadores nacionais sobre telecomunicações/TIC, principalmente os especialistas responsáveis pela recolha e/ou produção de estatísticas em Cabo Verde.

Além dos técnicos do Gabinete de Estratégia, Estudos e Estatística-GEEE da ARME, participam nesta VIIª reunião, presencialmente, os representantes da ARCTEL e da ANACOM, da Agência Nacional das Telecomunicações do Brasil-ANATEL, do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique-INCM, do Instituto Nacional de Comunicações de Angola-INACOM; da Autoridade Geral de Regulação de São Tomé e Príncipe-AGER e da Autoridade Nacional das Comunicações-ANC, que também participa, remotamente, a partir de Timor-Leste.

Durante esta VIIª Reunião do Grupo de Trabalho de Estatística da ARCTEL vão ser discutidos, em conjunto, como é que se vai desenvolver os trabalhos no próximo ano e partilhar experiências entre cada um dos membros. No fundo, para perceber o que é que cada um está a fazer no seu país. O Grupo de Trabalho tem acompanhado os desenvolvimentos a nível da UIT para perceber também se os seus objetivos são compatíveis, no que tange ao tratamento das informações estatística das telecomunicações, contribuindo para melhorar a perceção do desenvolvimento a nível estatístico.

De acordo com a Carla Silveira, da ANACOM, existe uma base de dados estatísticos da ARCTEL que deve ser alimentado por cada um dos membros, e, por isso, devem enviar atempadamente os seus dados até 1 de abril do próximo ano para que, até dezembro do mesmo ano, seja produzido o Anuário Estatístico da ARCTEL-2024.

Da agenda desta VIIª reunião, constam ainda a análise dos desenvolvimentos dos trabalhos do Grupo de Trabalho de Estatística, durante o ano de 2023; partilha de informação sobre os desenvolvimentos ao nível dos indicadores da UIT, definidos na reunião do EGTI de 2023, e análise dos procedimentos de recolha e tratamento de indicadores estatísticos relativos ao Sector das Comunicações Eletrónicas e Serviços Postais – troca de experiências entre países.

Foto-reportagem:

(ver mais fotos, na página da ARME no facebook).