Membros da RELOP aprovam instrumentos de gestão para biénio 2024-2025 e elegem novos órgãos sociais

Em parceria com a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), aconteceu, esta quarta-feira, 8, na cidade de Santa Maria, ilha do Sal, a XVIII Assembleia Geral da Associação dos Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP), com a presença dos 12 membros da associação.

Durante os trabalhos da reunião magna da RELOP, cuja condução esteve a cargo da Presidente da Assembleia Geral, Symone Araújo, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), os membros aprovaram por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para o biénio 2024/2025, bem como as propostas de candidaturas para os novos órgãos sociais da associação.

Recorde-se, entretanto, que a eleição para os novos órgãos sociais da RELOP foi um dos pontos altos desta Assembleia Geral, tendo os seus membros escolhido para o mandato 2024-2025 a Autoridade Reguladora de Energia de Moçambique (ARENE), para Presidente da Assembleia Geral; a Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL), para Presidente da Direção e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Angola (ANPG), para Presidente do Conselho Fiscal.

Além de aprovação dos instrumentos de gestão para os próximos dois anos e da escolha de novos órgãos sociais da RELOP, os seus associados debruçaram-se, igualmente, sobre as propostas de parcerias institucionais, no âmbito da promoção da cooperação e partilha de experiências, com os seus congéneres internacionais.

Assim, os membros da Assembleia Geral da RELOP aprovaram, de forma colegial, a adesão da associação à Conferência Internacional de Reguladores de Energia e ao protocolo entre a Associação Regional de Países Emergentes.

No final, os membros da RELOP foram unânimes em avaliar positivamente os trabalhos deste encontro anual, ao afirmarem que o mesmo serviu para fortalecer os laços que unem as doze entidades e definir diretrizes para o futuro. Nessa altura, decidiram também que o Brasil será o próximo país a acolher a XIX Assembleia Geral da RELOP, cuja organização será em estreita parceria com a ANEEL e ANP.

Foto-reportagem: