ARME promove feira de saúde para assinalar Outubro Rosa e Novembro Azul

No âmbito de Outubro Rosa e Novembro Azul, meses em que se assinala a luta contra o câncer da mama e da próstata, a Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), em parceria com o Centro de Saúde da Fazenda, promoveu, esta sexta-feira, 27, nas suas instalações, em Chã D’Areia, uma Feira de Saúde, em ordem a sensibilizar os seus colaboradores, para a importância do diagnóstico precoce, na prevenção e tratamento deste tipo de doença.

O evento também serviu para lembrar o Dezembro Azul, mês dedicado à informação e sensibilização das pessoas, a nível mundial, sobre o HIV, um vírus transmissor da SIDA, doença que continua a afetar milhões de cidadãos, no planeta. 

De acordo com a Presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde dos Santos estas datas dizem respeito a todos nós, pelo que estamos todos convocados a refletirmo-nos sobre elas, pois, o câncer e a SIDA não têm rostos e tampouco escolhem pessoas.

“A ARME, no quadro das suas responsabilidades sociais, está solidária com todos aqueles que padecem do câncer e da SIDA e, por isso, disponível em estabelecer parcerias com as autoridades sanitárias, na promoção de eventos que visem sensibilizar e informar as pessoas para a importância do diagnóstico, prevenção e tratamento dessas enfermidades”, garante Leonilde dos Santos, agradecendo a disponibilidade da equipa de enfermeiros e médica do Centro de Saúde da Fazenda, que se disponibilizou em animar uma conversa aberta sobre o tema em apreço.      

 Por seu turno, a diretora do Centro de Saúde da Fazenda, Drª Elsa Almeida, considera muito importante a disponibilidade da ARME, em associar-se a instituição que dirige para juntas, trabalharem no sentido de levar informações que sensibilizem, quer os seus colabores, quer as suas famílias. “Nós agradecemos a ARME pela sua disponibilidade e esperamos contar convosco mais vezes, em iniciativas do género. É que ter colaboradores saudáveis numa instituição é fundamental, para o aumento da produtividade e progresso institucional”, sublinha a Drª Elsa Almeida.

Recorde-se que a conversa aberta foi animada pela nutricionista, Alzemira Monteiro, que abordou o tema: Alimentação Saudável no Ambiente de Trabalho e Mónica Dias, enfermeira do Centro de Saúde da Fazenda, que discorreu sobre o diagnostico e as medidas de prevenção e tratamento, contra o câncer da mama e da próstata.

No final, foi reservado um tempo, para os colaboradores da ARME que, de resto tiveram uma apreciação muito positiva da iniciativa, auscultarem o testemunho da jovem de 35 anos e mãe de um filho menor, Sandra Barros, que luta há dois anos, contra o câncer de mamã.

“Devemos viver um dia de cada vez. Se trabalhar a nossa mente, o nosso corpo responde. É preciso ter fé. O câncer de mamã não é nenhuma sentença de morte. Foi duro esta travessia do deserto, mas estou aqui e hei de ultrapassar esta fase difícil da minha vida”, confessa Sandra Barros, cujo seu depoimento deixou a plateia profundamente emocionada.      

A Feira de Saúde serviu, ainda, para os colaboradores da ARME fazerem o rastreio da glicemia, tensão arterial e exame da mama.