ARME participa no Fórum Mundial de Governação da Internet em Japão

A engenheira Suzete Centeio, do Departamento de Tecnologias de Informação (DTI) da ARME, encontra-se em Quioto, antiga capital do Japão, a assistir a 18.ª reunião anual do Fórum de Governação da Internet (IGF), subordinado ao tema: “A Internet que Queremos: Empoderando as Pessoas”, que iniciou no último domingo e termina esta quinta-feira, 12 de outubro. O evento é organizado pelo Governo nipónico, sobre a égide das Nações Unidas.

De acordo com a técnica da ARME, está a ser uma experiência fantástica e maravilhosa participar no Fórum de Governança da Internet em Quioto.

“Paralelamente ao evento de Quioto aconteceu, igualmente, encontros entre os IGF nacionais e regionais, com o objetivo de partilhar experiências entre os países, os caminhos para o uso da internet inclusiva e consciente”, conta-nos a engenheira Suzete Centeio acrescentando que durante as conversas entre os membros falou-se das estratégias adotadas pelos respetivos países para promoção da literacia digital, proteção de dados e os benefícios da Inteligência Artificial (IA).

O objetivo deste acontecimento tecnológico mundial visa, entre outros propósitos, reunir todas as partes interessadas em torno de temas comuns que podem ajudar os governos e especialistas a combaterem as ameaças que a Internet enfrenta hoje.

Assim, temas como Inteligência Artificial e tecnologias emergentes; evitar a fragmentação da Internet; ciber-segurança, ciber-criminalidade e segurança em linha; governação de dados e confiança; fossos digitais e inclusão; governação digital global e cooperação; direitos humanos e liberdades e sustentabilidade e ambiente, constam do programa desta 18ª reunião do Fórum de Governança da Internet.

Fotos: