ARME associa-se aos membros da UPU para assinalar Dia Mundial dos Correios

Assinala-se, esta segunda-feira, 9 de outubro, Dia Mundial dos Correios, sob o lema: “Unidos pela confiança, colaborando para um futuro seguro e conectado". A ARME enquanto entidade reguladora do setor postal em Cabo Verde associa-se aos demais países membros da União Postal Universal (UPU) na celebração desta efeméride, lembrando os cabo-verdianos a importância que o setor postal representa, para as suas vidas.

De acordo com a ONU NEWS, o objetivo do Dia Mundial dos Correios é consciencializar as pessoas sobre a importância do sector postal, reconhecer o papel dos operadores postais de todo o mundo e dos seus trabalhadores, e agradecer-lhes pela sua contribuição à comunidade.

“A confiança é um requisito essencial para que haja boa colaboração e um elemento-chave para o sucesso do trabalho em equipa. Só através da confiança mútua é possível trabalhar e vencer em conjunto. Esta é a base do alcance global da rede postal e do seu papel enquanto ponto de ligação ao mundo”, lê-se no Portal da ONU NEWS que cita o comunicado da UPU.

Na sua mensagem alusiva a esta data, o Diretor Geral da UPU, Masahiko Metoki, enfatiza a colaboração para um futuro seguro e conectado, lembrando que atualmente mais de 5 milhões de funcionários dos serviços postais são encarregues de uma variedade de itens essenciais e pessoais, desde mensagens, presentes e bens, até dinheiro e medicamentos.

Outrossim, Metoki sublinha que muitas vezes os correios são “o único prestador de serviços públicos em regiões remotas”, ressaltando que os funcionários do setor vem construindo a confiança das comunidades ao longo de gerações e que a base do sucesso reside nessa proximidade conquistada com pessoas em todo o mundo.

Entretanto, o Diretor Geral da UPU recorda que cerca de 100 mil das 650 mil estações de correios do planeta carecem de infraestruturas de internet adequadas, limitando os serviços que podem fornecer através dos canais digitais. Isto significa, conclui Metoki que 100 mil comunidades perdem uma ampla gama de serviços digitais, financeiros e de inclusão social que estas agências poderiam oferecer.

Por isso, Masahiko Metoki afirma que através da iniciativa “connect.post”, a UPU estabeleceu uma meta ambiciosa, garantindo que cada estação de correios tenha acesso suficiente à internet até 2030, para melhorar a inclusão digital destas comunidades desfavorecidas.

Segundo o Diretor Geral da UPU, a confiança da população nos serviços postais foi cultivada através de “um compromisso constante com a segurança e a proteção.”