ARME participa na 2ª Conferência de Reguladores de Água e Saneamento de África Oriental e Austral

A ARME participou, entre os dias 3 e 5 de outubro, em Entebbe, Uganda, através do administrador, Carlos Ramos e do técnico do Departamento de Eletricidade, Água e Saneamento, Evaristo Fernandes, na 2ª Conferência de Reguladores da Água e Saneamento de África Oriental e Austral, organizada pela Associação de Reguladores de Água e Saneamento da África Oriental e Austral (ESAWAS), com apoio do Departamento de Regulação de Serviços Públicos de Água (WURD), do Uganda.

O evento do Uganda subordinado ao tema: “Iniciativas para o Impacto Regulamentar”, que acontece na decorrência da 1ª Conferência, em 2022, com o propósito de prosseguir os objetivos estratégicos, para reforçar e expandir o alcance continental africano da ESAWAS, visa, entre outros, destacar as iniciativas desenvolvidas ou adotadas por instituições com mandato regulamentar, para impulsionar melhorias no sector a nível político, regulamentar e de prestação de serviços de água e saneamento, nas duas regiões africanas.

“Esta será uma recolha de provas do papel benéfico da regulação, demonstrando o seu impacto no sector. A conferência também servirá como uma construção de consenso na consideração das estratégias de viabilidade formuladas para a criação de um centro de formação dedicado em África para a regulação do A&S, bem como uma Associação de Reguladores de A&S em África”, lê-se no convite endereçado à ARME.

Recorde-se que, à margem da conferência da ESAWAS, os dois representantes da ARME foram convidados a participarem, como observadores, na Assembleia Geral daquela associação de Reguladores de Água e Saneamento da África Oriental e Austral, que aconteceu esta manhã, no Centro de Conferências de Uganda.

Quem também foi convidado, como observador, a participar desse conclave foi São Tomé e Príncipe. Já Angola assinou esta sexta-feira, 6, como membro permanente da ESAWAS, o que totaliza 15, o número de membros dessa associação.