ARME inaugura estação de low-cost para monitorização e controlo de espectro na Boa Vista

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) inaugura esta quinta-feira, 13, às 9h30, na Sala de Conferências do White Hotel, na cidade de Sal Rei, ilha da Boa Vista, a Estação Fixa de Monitorização e Controlo de Espectro Radioelétrico de baixo custo. Trata-se de uma estação que além de vantagens em termos de custos com instalações e manutenção é, ainda, facilmente transportado de um local para outro, melhorando, assim, a eficiência na monitorização do espetro no país.

A cerimónia de descerramento da placa de inauguração será copresidida pela presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde dos Santos e pelo Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional das Comunicações de Portugal (ANACOM), João Cadete de Matos que, enquanto parceiro deste projeto, se encontra no país para assistir o arranque simbólico de funcionamento dessa estação fixa.

Recorde-se que, este projeto resulta de um protocolo de cooperação existente entre a ARME e a ANACOM, cujo apoio técnico inclui a cedência do software RADIOTASK, que permite efetuar a monitorização remota do espectro radioelétrico, a partir de qualquer ponto do país.

Com esta estação fixa de monitorização e controlo de espetro radioelétrico na Boa Vista que vai ser instalada no Comando Regional da Polícia Nacional da ilha das dunas, mediante o protocolo de cooperação entre a ARME e a Polícia Nacional, a autoridade reguladora irá complementar o seu sistema de monitorização e controlo de espectro radioelétrico composto por três estações fixas distribuídas pelas ilhas de Santiago, São Vicente e Sal.

Entretanto, além destas estações fixas instaladas nas ilhas acima referidas, de uma estação móvel, uma transportável e estações portáteis utilizadas pelos técnicos, no exercício das suas tarefas de fiscalizar e monitorizar o espectro radioelétrico pelo país, a ARME pretende, ainda, instalar estações fixas de controlo de espectro de baixo custo, em algumas ilhas do país, como é o caso agora da Boa Vista. 

 

Documentação Sector Comunicações