Administrador Carlos Ramos participa na 25ª edição do Fórum Africano de Energia

O Administrador Executivo da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), Carlos Ramos foi convidado a participar, em Nairobi, capital do Quénia, entre os dias 20 e 23 deste mês, na 25ª edição do Fórum Africano da Energia (na sigla inglesa, AEF), como orador, num dos painéis do evento.

O Fórum Africano da Energia transformou-se no maior e mais respeitado encontro, onde se reúnem os governantes africanos, as entidades reguladoras do continente, as grandes empresas de produção, transporte, distribuição e comercialização de energia, os representantes de instituições financeiras do sector privado, as agências multilaterais, os promotores de soluções para o setor energético, os financiadores e prestadores de serviços, para refletirem sobre o futuro do setor de energia em África,  e estabelecerem redes de contactos.   

A participação do administrador Carlos Ramos no evento foi excelente oportunidade, para estabelecer uma vasta network junto dos participantes africanos e internacionais, bem como para partilhar experiência da ARME na regulação do setor de energia.

Um dos momentos marcantes desse 25º Fórum Africano de Energia tem de ver, justamente, com a realização da 6ª Mesa Redonda de Reguladores de África, em que Carlos Ramos participou e que decorreu à porta fechada, onde todos os representantes das entidades reguladoras presentes puderam debater de forma franca e aberta as oportunidades, questões e desafios que ainda perpassam a regulação do setor, em Africa.  

Além da participação do administrador Carlos Ramos nessa mesa-redonda, o evento contou, ainda, com as presenças da Sesneica Leal, Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Geral de Regulação (AGER), de São Tomé e Príncipe e Felisbela Cunhete, administradora executiva da Autoridade Reguladora de Energia, de Moçambique.  

A Cimeira de Energia da Juventude foi outra novidade de agenda, que decorreu em paralelo com o Fórum Africano da Energia, em que participaram mais de 1000 estudantes, professores, profissionais do setor no início de carreira e empresários para permitir que a próxima geração de líderes empresariais possa desenvolver uma rede de contactos e conhecimentos necessários, para assumir a tarefa de eletrificar a África, com energia limpa e sustentável.

Recorde-se que em 25 anos de história do Fórum Africano de Energia, é a primeira vez que o evento se realiza em África. A próxima edição do AEF terá lugar entre 24 e 28 de junho de 2024, no Egipto.

Fotos: