PCA da ARME participa na 12ª reunião de intercâmbio das Autoridades de Comunicações de Língua Portuguesa em Timor-Leste

A Presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME, Leonilde dos Santos, acompanhada da diretora do Departamento de Comunicações Eletrónicas e Postais, Carine Monteiro, encontra-se em missão de serviço, em Díli, Timor-Leste, a convite da Autoridade Nacional de Comunicações – ANT-TL daquele País, a participar na 12ª Reunião de Intercâmbio das Autoridades de Comunicações de Língua Portuguesa (RIA-2023), que se realiza entre 21 e 23 de junho.

O tema chapéu desse evento é “Cabos Submarinos, Regular a Conectividade”. Nesse sentido, essa reunião visa partilhar experiências e os desafios no que toca à regulação e conectividade. Trata-se, pois, de um tema muito desafiante e particularmente atual à Timor-Leste que perspetiva amarrar o seu primeiro cabo submarino em finais de 2024.

De acordo com o programa, em anexo, nessa reunião serão apresentados vários temas pelos participantes de vários países, nomeadamente: Apresentação do projeto cabo submarino em Timor-Leste; ‘Tour Table’ sobre experiências de cada membro com os cabos submarinos; Os cabos submarinos, o papel regulador como assessor dos governos - a experiência portuguesa; Os cabo submarinos/tecnologia smart/sustentabilidade; A regulação da conectividade: interligação/licenciamento/financiamento/acesso à estação e conceito de open cable; Setor postal/oportunidade da comunidade lusófona e o acesso universal/ fundo universal.

A ARME e o Parque Tecnológico de Cabo Verde apresentarão o tema “Os cabos submarinos- os data center/segurança/sustentabilidade – o exemplo de cabo Verde – o parque tecnológico.

Além dessas apresentações, constam ainda do programa, a visita dos participantes ao Museu da Resistência a Cemitério de Santa Cruz; a visita de estudo ao Município Liquiçá e visita de cortesia ao Presidente da Autoridade desse mesmo Município.

Anexo:

Fotos: