ARME celebra Dia Mundial de Energia - 29 de maio

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME associa-se à celebração do Dia Mundial de Energia, que se assinala, hoje, 29 de maio. Este dia foi criado com o objetivo de sensibilizar e motivar as pessoas quanto à necessidade de poupança de energia, além de alertar sobre os impactos ambientais e a importância de preservar os recursos naturais. Este dia também é importante para promover a utilização das energias renováveis.

A ARME tem um papel preponderante para a mudança de comportamento, visando uma transição energética mais limpa, segura, sustentável e acessível em Cabo Verde. Nesse sentido, tem-se posicionado como promotora e incentivadora da eficiência energética em Cabo Verde e vem apoiando aos consumidores para abraçar esta causa nacional, com informações e sensibilizações para o acesso à energia confiável, sustentável e moderna.

Para isso, tem em curso um conjunto de ações, quer a nível de informação e sensibilização, quer a nível interno para reduzir os seus custos com a fatura elétrica, propondo, entre outras medidas, a montagem de um parqueamento fotovoltaico.

Recorda-se que a ARME, este ano, na comemoração do Dia Mundial do Consumidor, que se assinalou a 15 de março, promoveu um workshop intitulado: “a transição Energética em Cabo Verde: Desafios e Oportunidade”, sob o lema capacitar os consumidores através da Energia Limpa.

A Aposta do Governo de Cabo Verde é apostar na investigação científica e tecnológica em Cabo Verde para reduzir a dependência do exterior e também a dependência tecnológica.