PCA da ARME participa em Paris na Cimeira Mundial das Mulheres na Tecnologia

A Presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde dos Santos, já se encontra no país depois de ter participado em Paris, entre os dias 22 e 23 de maio, em mais uma edição da Cimeira Mundial das Mulheres na Tecnologia (Women in Tech® Summit), subordinada ao tema: “HERstory in the Making”, para homenagear as mulheres de todo o mundo enquanto promotoras, criadoras e inovadoras (Shakers, Makers e Innovators) da economia digital.

Para a PCA da ARME foram dois dias de intenso trabalho, em que se assistiu uma verdadeira partilha de experiências entre os membros de uma comunidade mundial, empenhada em lutar para colmatar o fosso entre géneros e ajudar as mulheres a enveredarem-se para o mundo da tecnologia.” Para mim, enquanto representante da entidade que regula o setor das TIC, foi uma experiência muito interessante e enriquecedora”, confessa Leonilde dos Santos.

“Foram histórias inspiradoras de lideranças femininas no digital que, com o seu trabalho e dedicação ao mundo da tecnologia tem contribuído para impactar a vida de mulheres e raparigas, em todo o mundo “, sublinha Santos para quem os desafios de lideranças das mulheres devem ser encarados com persistência, humildade e, acima de tudo, acreditar no potencial, resiliência, foco e trabalho, enquanto chaves de sucesso.

Durante os dois dias do encontro mundial de paris que visa promover a integração de mais mulheres no mundo da tecnologia, teve lugar uma plataforma de networking para profissionais, comunidade, startups, estudantes da tecnologia de informação e parques tecnológicos para troca de ideias e criação de novas relações de negócios.

O evento deste ano reuniu mais de 400 participantes, como líderes empresariais, da sociedade civil, do governo, das artes e do sector privado, debruçou-se sobre os temas ligados a tecnologia imersiva, cibersegurança sustentabilidade, inclusão financeira e digital, ética na IA (inteligência Artificial) e activismo digital. A cimeira serviu, ainda, para contactos e partilhas das tendências da indústria de tecnologia com oportunidade de conhecimento dos últimos avanços e desenvolvimentos na indústria tecnológica aplicada aos negócios.

O ato de abertura desta edição de Women in Tech Summit que contou, pela primeira vez com a presença da embaixadora da Woman in Tech Cabo Verde, Mayra Silva, foi presidido pela fundadora e CEO da Women in Tech, Ayumi Moore Aoki, tendo o encerramento ficado a cargo da franco-cabo-verdiana, Élisabeth Moreno, antiga Ministra da Igualdade de Género, da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades, do Governo Macron.

Recorde-se que, a Women in Tech trabalha em quatro pilares de atuação: Educação, Negócios, Inclusão Digital e Advocacia. Ajuda as mulheres a encontrarem a sua voz no mundo da tecnologia, apoiando-as na visibilidade do seu trabalho e liderança.