ARME comemora Dia Mundial das Telecomunicações e Sociedade de Informação

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME, enquanto entidade com competências em matéria das comunicações eletrónicas, comemora o Dia Mundial das Telecomunicações e Sociedade de Informação, que se assinala, hoje, 17 de maio, sob o lema "Capacitar os países menos desenvolvidos por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação".

Para comemorar a efeméride, a União Internacional das Telecomunicações (UIT) organiza, hoje, em Doha, Qatar, a 5ª Conferência sobre os Países Menos Desenvolvidos que marca um novo e ambicioso programa de ação das Nações Unidas para alcançar o desenvolvimento sustentável para todos até 20230.

É nessa perspetiva que a UIT convoca a nível mundial os setores públicos e privados a passarem mensagens positivas e fazerem promessas de conetividade universal e transformação digital nos Países Menos Desenvolvidos por meio da sua coalizão digital.

No meio da Agenda para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030, esses países enfrentam desafios assustadores. O investimento nesses países jovens e vibrantes pode impulsionar o crescimento sustentável por gerações.  Juntos vamos fazer de 2023 um ano de progresso para a transformação digital desses países, reforça a UIT.

Ainda, de acordo com a UIT, os Países Menos Desenvolvidos são o maior recurso inexplorado do mundo, cujas necessidades devem ser atendidas para alcançar os ODS. Cerca de um terço dos 2,7 bilhões de pessoas que permanecem desconetadas da internet estão nos 47 desses países.

Recorda-se que o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação é celebrado anualmente a cada 17 de maio, desde 1969. Ele marca também a assinatura da primeira convenção Telegráfica Internacional e a Fundação da ITU, em 1865.