Evolução semanal de preços do petróleo e seus derivados de 6 a 10 de março

Durante o periodo compreendido entre seis e 10 de março 2023, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi negativa em 1,07 por cento. A cotação média ficou em 82,90 USD, um decréscimo de 1,12% em relação à semana anterior (83,90 USD).
 
Entretanto, esta descida deveu-se, sobretudo, as perspetivas de desaceleração económica global, com o governo chinês a estabelecer uma meta de crescimento inferior ao esperado pelos comerciantes de energia, ou seja de 5 contra 6 por cento, anteriormente, fixado, e com o país a registar uma taxa de inflação abaixo da esperada, apontando para uma recuperação económica mais lenta, aliada à possibilidade de aumento das taxas de juros por parte da Reserva Federal norte-americana e do Banco Central Europeu, para conter o cenário inflacionista e, finalmente, a valorização do dólar norte-americano.
 
Assim, a variação média do preço médio do Brent de 6 a 10 de março do ano em curso, relativamente ao do mês de fevereiro, registou um aumento de 0,48 pro cento.
 
Evolução de preços dos derivados de petróleo
Recorde-se que, os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano.
 
Na semana em análise, os preços médios dos derivados de petróleo tiveram uma diminuição média de 1,80% em relação aos da semana anterior. Os preços médios do Butano, do Jet A1 e do Gasóleo 10ppm tiveram decréscimos de 5,37%, 3,70% e 2,15%, respetivamente, enquanto os da gasolina e do Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos de 1,68% e 0,54%, respetivamente.
Relativamente ao mês de fevereiro de 2023, os preços médios dos derivados de petróleo sofreram acréscimos médios de 0,93%. Assim, os preços médios do Butano, da Gasolina, do Gasóleo 10ppm e do Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos de 1,69%, 2,21%, 1,57% e 1,09%, respetivamente, enquanto o do Jet A1 teve decréscimo de 1,90 por cento.
 
Evolução do câmbio EUR/USD
Recordamos que os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma depreciação de 0,13% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), diminuindo de 1,0616 para 1,0602 EUR/USD.
 
Relativamente à cotação do último dia útil do mês de fevereiro (1,0617 EUR/USD), a cotação média do Euro sofreu uma depreciação de 0,13%. Esta evolução do câmbio tende a aumentar os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.
 
Para mais informações, colsulte o relatório:

Documentação Sector Energia