Evolução Semanal de Preços do Petróleo e seus derivados de 27 de fevereiro a 3 de março

No periodo compreendido entre 27 de fevereiro e 3 de março de 2023, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi positiva em 1,13 por cento. A cotação média ficou em 83,90 USD, um acréscimo de 1,84% em relação à semana anterior (82,38 USD).
Entretanto, esta subida devido, sobretudo, às perspetivas de crescimento da economia chinesa, esperando-se que atinja 6% em 2023 e sendo impulsionado, essencialmente, pelas importações recorde do petróleo russo, já que o seu preço está mais barato; à notícia de que a produção de petróleo nos Estados Unidos da América caiu mais do que 200 mil barris em dezembro, comparativamente a novembro do ano anterior, traduzindo-se em menor oferta de combustível, segundo o Departamento de Energia.
Por isso, a subida foi atenuada pelos dados em alta sobre a inflação na zona euro e nos Estados Unidos da América, que poderão conduzir a novos aumentos das taxas de juros por parte dos Bancos Centrais destas regiões e à recessão económica, assim como à redução da demanda de petróleo.
Assim, a variação média do preço médio do Brent, de 01 a 03 de março de 2023, relativamente ao mês de fevereiro de 2023, registou um aumento de 1,86 por cento.
Evolução de preços dos derivados de petróleo
Recorde-se que, os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano.
Na semana de 27 de fevereiro a 03 de março de 2023, as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram um aumento de 3,46% em relação à semana anterior.
O Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 2,43%, 2,23%, 4,23%, 5,13% e 3,29%, respetivamente.
Evolução do câmbio EUR/USD
Recordamos que os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Na semana de 27 de fevereiro a 03 de março de 2023, em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma depreciação de 0,16% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), diminuindo de 1,0632 para 1,0616 EUR/USD.
Relativamente à cotação do último dia útil do mês de fevereiro (1,017 EUR/USD), a cotação média do Euro, na semana em análise, sofreu uma depreciação de 0,01%. Esta evolução do câmbio tende a aumentar os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.
 
Para mais informações acede ao relatório:

Documentação Sector Energia