Evolução semanal de preços do petróleo e seus derivados de 6 a 10 de fevereiro

No periodo compreendido entre 6 e 10 Fevereiro de 2023, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi positiva em 1,56%. A cotação média ficou em 84,08 USD, um acréscimo de 1,40% em relação à semana anterior (82,92 USD).
De acordo com o documento em análise, esta subida deveu-se, sobretudo, à reação do mercado e dos investidores às projeções da Agência Internacional de Energia e da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que demonstram que metade do crescimento da procura global de petróleo e dos seus derivados será proveniente da China, à medida que as restrições à Covid-19 vão se diminuindo e o seu consumo vai se recuperando.
Outrossim, à notícia de que a Rússia deverá reduzir a produção desta matéria-prima, em março, em cerca de 500 mil barris por dia, em reação às sanções impostas pelo G7 de estabelecer um teto máximo na aquisição do seu petróleo e derivados; às declarações do Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos da América no sentido do não aumento das taxas de juros de referência no futuro próximo.
Entretanto, esta subida só não foi mais acentuada devido às notícias de que as infraestruturas petrolíferas da Turquia e da Síria não foram seriamente afetadas pelos terremotos; ao aumento dos stocks norte-americanos de petróleo; e à valorização do dólar.
Assim, a variação média do preço neste período, relativamente ao mês de janeiro, registou um aumento de 2,72 por cento.
Evolução de preços dos derivados de petróleo
Recorde-se que, os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano.
Na semana em análise, pode-se constatar que as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram uma diminuição de 4,13% em relação à semana anterior. O Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram decréscimos médios de 1,85%, 2,39%, 8,13%, 5,42% e 2,83%, respetivamente.
Relativamente ao mês de janeiro de 2022, os preços dos derivados de petróleo sofreram acréscimos médios de 10,04%. O Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 14,37%, 13,21%, 7,02%, 5,91% e 9,70%, respetivamente.
Evolução do câmbio EUR/USD
Recordamos, ainda, que, os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar e que em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma depreciação de 1,61% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), diminuindo de 1,0909 para 1,0734 EUR/USD
Relativamente à cotação do último dia útil do mês de janeiro (1,0828EUR/USD), a cotação média do Euro sofreu uma depreciação de 0,55%. Esta evolução do câmbio tende a aumentar os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.
 
Para mais informações consulte o link:

Documentação Sector Energia