ARME promove conversa aberta com alunos da escola secundária Horace Silver no Maio

Silver, na ilha do Maio, para assinalar o Dia Mundial da Internet Segura que, este ano se celebra sob o lema: “Unidos por Uma Internet Segura”.
O evento aconteceu durante a visita que uma delegação desta entidade reguladora, liderada pela sua presidente, Leonilde Tatiana dos Santos, efetuou à ilha do Porto Inglês, entre os dias 28 e 30 de janeiro para, entre outros propósitos, assinar com a Câmara Municipal, um protocolo de cooperação.
A conversa aberta, que demorou pouco mais de uma hora, foi orientada pelo Eng.º Emanuel Livramento, diretor do Departamento de Tecnologias de Informação (DTI) que, na ocasião, falou aos alunos e professores sobre os cuidados a terem para o uso responsável da internet, enquanto ferramenta fundamental de comunicação, nos dias que correm.
De acordo com Emanuel Livramento, na era digital, a questão da privacidade fica comprometida, quando, por exemplo, partilhamos as nossas informações nas redes sociais. Tudo porque, perigos como: golpes virtuais; software malicioso; vulnerabilidades dos navegadores, violação de dados; fake news e assédio virtual (cyberbullying), estão sempre às espreitas, pelo que todo o cuidado é pouco.
Durante a exposição do diretor do DTI, registou-se várias participações de alunos e discentes a darem as opiniões sobre a temática, mas também a partilharem as suas experiências na internet e a quererem saber mais sobre os perigos a que estão sujeitos, quando navegam na rede mundial de computadores, sobretudo numa altura em que a internet já faz parte das nossas vidas.
No final, o palestrante e a delegação da ARME, presente no evento, ficaram extremamente satisfeitos, já que o nível de participação dos alunos superou todas as suas espectativas.