Evolução Semanal de Preços do Petróleo e seus derivados de 23 a 27 de janeiro

No periodo compreendido entre 23 a 27 de janeiro de 2023,  relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados, da conta dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi negativa em 0,53%. A cotação média ficou em 86,81 USD, um acréscimo de 0,94% em relação à semana anterior (86,00 USD)

De acordo com o documento em análise, esta subida deveu-se, sobretudo, à reação dos mercados e investidores à apresentação de indicadores de crescimento económico da China, devido à decisão de redução das restrições anti-Covid

Entretanto, esta subida não foi mais acentuada devido às notícias do aumento dos stocks norteamericanos de petróleo e da desaceleração da economia dos EUA que preocupa os analistas, principalmente pelo facto de a atividade empresarial ter contraído pelo sétimo mês consecutivo.

Assim, a variação média do preço neste período, relativamente ao mês de dezembro, registou um aumento de 2,60%. 

Evolução de preços dos derivados de petróleo 

Recorde-se, entretanto, os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano.

Nesta semana em análise, verificamos as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram um aumento de 3% em relação à semana anterior. O Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 2,85%, 2,34%, 4,06%, 1,21% e 4,54%, respetivamente.

Relativamente ao mês de dezembro de 2022, os preços dos derivados de petróleo sofreram acréscimos médios de 9,78%. O Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 13,92%, 12,80%, 7,02%, 6,21% e 8,95%, respetivamente.

Evolução do câmbio EUR/USD

Recordamos que, os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma apreciação de 0,46% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), aumentando de 1,0824 para 1,0874 EUR/USD.  

Relativamente à cotação do último dia útil do mês de dezembro (1,0675EUR/USD), a cotação média do Euro sofreu uma apreciação de 1,87%. Esta evolução do câmbio tende a diminuir os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.

Para mais informações consulte o relatório através do link:

 

Documentação Sector Energia