Evolução Semanal de Preços do Petróleo e seus derivados de 9 a 12 de janeiro

Durante o período compreendido entre 9 e 13 de janeiro, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados, dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi positiva em 1,73 por cento. A cotação média ficou em 82,35 USD, o que representa um acréscimo de 3,69% quando comprado com a semana anterior, cujos valores situavam em 79,42 USD, por barril.
De acordo com o documento em análise, esta subida deveu-se, sobretudo, à reabertura das fronteiras da China, sinalizando o fim da política “covid zero” e o aumento da demanda de petróleo a nível global, dado que se trata de um dos principais países compradores desta matéria-prima; à previsão, por parte do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América, de aumento do consumo global dos combustíveis líquidos em 2023 e 2024, podendo atingir os 102,2 milhões de barris por dia e alavancado essencialmente pelo crescimento da atividade económica na Índia e na China; e à desvalorização do dólar norte-americano, tornando o petróleo mais barato para outros países e aumentando a sua demanda, dado que a sua cotação internacional é denominada nesta moeda.
Entretanto, esta subida foi atenuada pelo aumento mais do que o esperado dos estoques de petróleo nos Estados Unidos da América, segundo dados do Departamento de Energia e pela possibilidade de a Reserva Federal aumentar ainda mais as taxas de juros para combater a alta inflação.
Assim, a variação média do preço neste período, relativamente ao mês de dezembro, registou uma diminuição de 0,85 por cento.
Evolução de preços dos derivados de petróleo
Recorde-se, entretanto, os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano
Quando olhamos para a semana em análise, verificamos que as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram um aumento de 5,27% em relação à semana anterior.
Deste modo, o Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 8,51%, 4,79%, 4,57%, 4,54% e 3,91%, respetivamente.
Relativamente ao mês de dezembro de 2022, os preços dos derivados de petróleo sofreram acréscimos médios de 3,91%. O Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 8,36%, 6,13%, 0,81%, 1,82% e 2,44%, respetivamente.
Evolução do câmbio EUR/USD
Recordamos que, os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma apreciação de 1,73% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), aumentando de 1,0561 para 1,0744 EUR/USD.
Relativamente à cotação do último dia útil do mês de dezembro (1,0675EUR/USD), a cotação média do Euro sofreu uma apreciação de 0,65%. Esta evolução do câmbio tende a diminuir os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.
 
Para informações adicionais consulte o link:

Documentação Sector Energia