Evolução semanal de preços do petróleo e seus derivados de 7 a 11 de novembro

Durante o período compreendido entre 7 e 11 de novembro, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados, dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi negativa em 0,56 porcento. A cotação média ficou em 94,33 USD, o que representa um decréscimo de 0,57%, quando comparado com a semana anterior (94,86 USD).
De acordo com o documento em análise, esta descida deveu-se, sobretudo, ao aumento mais do que previsto dos stocks de petróleo e ao aumento da produção desta matéria-prima, ambos nos Estados Unidos da América, assim como à previsão dos analistas de que os resultados das eleições intercalares naquele país poderão condicionar o processo decisório a nível governamental, conduzindo a incertezas em termos de retoma económica.
Outrossim, esta descida foi atenuada pela desvalorização do dólar norte-americano e pela possibilidade de aceleração da atividade económica na China, resultante da diminuição das restrições por covid-19.
Assim, a variação média do preço neste período, relativamente ao mês de outubro, registou um aumento de 2,61 por cento.
Evolução de preços dos derivados de petróleo
Recorde-se, entretanto, que os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano.Quando olhamos para a semana em análise, as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram um aumento de 0,52% em relação à semana anterior.
Deste modo, o Butano, a Gasolina e o Gasóleo 10ppm tiveram decréscimos médios de 0,72%, 0,14% e 3,13%, respetivamente, enquanto o Jet
A1 e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 4,82% e 1,74%, respetivamente.
Relativamente ao mês de outubro de 2022, os preços dos derivados de petróleo sofreram um aumento médio de 2,19%. O Butano, a Gasolina, o Jet A1 e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 1,52%, 10,96%, 1,49% e 0,78%, respetivamente. Por outro lado, o Gasóleo 10ppm sofreu um decréscimo médio de 3,77%.
Evolução do câmbio EUR/USD
Os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma apreciação de 1,92% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), aumentando de 0,9867 para 1,0057 EUR/USD.
Relativamente à cotação do último dia útil do mês de outubro (0,9910 EUR/USD), a cotação média do Euro sofreu uma apreciação de 1,49%. Esta evolução do câmbio tende a diminuir os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.
 
Para mais informações consulte o link: