Evolução semanal de preços do petróleo e seus derivados de 14 a 18 de novembro

Durante o período compreendido entre 14 e 18 de nonta um decréscimo de 0,57%, quando comparado vembro, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados, dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi negativa em 1,17 porcento. A cotação média ficou em 90,74 USD, o que represecom a semana anterior (94,33 USD).
De acordo com o documento em análise, esta descida deveu-se, sobretudo, ao aumento das tensões geopolíticas após um míssil ter cruzado a fronteira da Ucrânia com a Polónia e um navio de petróleo do Itação média ficou em 90,74 USD, o que represecom a semana anterior (94,33 USD).
De acordo com o documento em análise, esta descida deveu-se, sobretudo, ao aumento das tensões geopolíticas após um míssil ter cruzado a fronteira da Ucrânia com a Polónia e um navio de petróleo do Israel ter sido atacado por um drone iraniano no Golfo de Omã; à perspetiva pessimista dos analistas sobre a retoma do crescimento da economia chinesa devido ao aumento dos casos de covid-19 no país; e à manutenção dos receios de recessão económica global devido às políticas monetárias contracionistas adotadas nos países desenvolvidos para conter a inflação.
Outrossim, esta descida foi atenuada pela revisão em alta das projeções da procura de petróleo neste ano e no ano de 2023, por parte da Agência Internacional de Energia, e pelo reforço das sanções internacionais à exportação russa desta matéria-prima, comprometendo a oferta de mais de 1 milhão de barris por dia.
Deste modo, a variação média do preço neste período, relativamente ao mês de outubro, registou um aumento de 1,02%.
Evolução de preços dos derivados de petróleo
Recorde-se, entretanto, que, os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano.
Quando olhamos para a semana em análise, constatamos que as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram uma diminuição de 5,63% em relação à semana anterior.
Assim, o Butano, a Gasolina, o Gasóleo 10ppm, o Jet A1 e o Fuelóleo tiveram decréscimos médios de 4,84%, 5,57%, 4,02%, 4,98% e 8,74%, respetivamente.
Relativamente ao mês de outubro de 2022, os preços dos derivados de petróleo sofreram um aumento médio de 0,11%. A Gasolina e o Jet A1 tiveram acréscimos médios de 8,51% e 0,66%, respetivamente. Por outro lado, o Butano, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% sofreram decréscimos médios de 0,44%, 5,97% e 2,23%, respetivamente.
Evolução do câmbio EUR/USD
Os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma apreciação de 3,10% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), aumentando de 1,0057 para 1,0368 EUR/USD.
Relativamente à cotação do último dia útil do mês de outubro (0,9910 EUR/USD), a cotação média do Euro sofreu uma apreciação de 4,63%. Esta evolução do câmbio tende a diminuir os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.
Para informações adicionais queira consultar o relatório através do link: