Evolução Semanal de preços do Petróleo e seus Derivados de 31 de outubro a 4 de novembro

Durante o período compreendido entre 31 de Outubro e 4 de novembro, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados, dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi positiva em 1,57 porcento. A cotação média ficou em 94,86 USD, o que representa um acréscimo de 1,84%, quando comparado com a semana anterior (93,15 USD).

De acordo com o documento em análise, esta subida deveu-se, sobretudo, à redução dos stocks norte-americanos de crude em 3,1 milhões de barris; à possibilidade de aceleração da atividade económica na China, resultante da diminuição das restrições por covid-19; e à sobreposição das quantidades refinadas em relação às quantidades produzidas de petróleo, a nível internacional.

Outrossim, esta subida foi atenuada pelas reações do mercado perante a manutenção dos indicadores de retração económica, fruto das subidas dos preços de energia, reforçado com o aumento da inflação e das taxas de juro de referência; pela mobilização de mais reservas estratégicas petrolíferas norte-americanas, por parte da Administração Biden, com o objetivo de reequilibrar o mercado, face à decisão da OPEP+ de cortar a produção de petróleo; e pela valorização do dólar norte-americano, em função do aumento da taxa de juro em 75 pontos base, por parte da Reserva Federal.

Assim, a variação média do preço de 1 a 4 de novembro de 2022, relativamente ao mês de outubro, registou um aumento de 3,3 por cento.

Evolução de preços dos derivados de petróleo

Recorde-se, entretanto, que os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano..

Quando olhamos para a semana em análise, as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram um aumento de 1,94% em relação à semana anterior.

Deste modo, o Butano, a Gasolina, o Jet A1 e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 2,02%, 7,21%, 0,96%, e 0,06%, respetivamente, enquanto o Gasóleo 10ppm sofreu um decréscimo médio de 0,56%.

Relativamente ao mês de outubro de 2022, os preços dos derivados de petróleo sofreram um aumento médio de 2,32%. O Butano, a Gasolina e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 2,26%, 11,88% e 0,23%, respetivamente. Por outro lado, o Jet A1 e o Gasóleo 10ppm sofreram decréscimos médios de 0,82% e 1,98%, respetivamente.

Evolução do câmbio EUR/USD

Os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma depreciação de 0,63% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), diminuindo de 0,9945 para 0,9882 EUR/USD.

Relativamente à cotação do último dia útil do mês de outubro (0,9910), a cotação média do Euro sofreu uma depreciação de 0,28%. Esta evolução do câmbio tende a aumentar os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.

Para informações adicionais queira consultar o relatório através do link: