Delegação da ARME participa na XVI Assembleia Geral e XII edição da Conferência Anual da RELOP no Porto

Uma delegação da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) composta pela sua Presidente do Conselho de Administração, Leonilde Tatiana dos Santos e pelo Administrador Carlos Ramos, participa, entre os dias 8 e 11 deste mês, na cidade do Porto, em Portugal, na XVI Assembleia Geral Ordinária da Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP), seguida da XIII Conferência Anual desta agremiação lusófona, subordinada ao tema: “Resiliência e Transição Energética”.

Da agenda dos trabalhos da Assembleia Geral da RELOP, que acontece na cidade invicta, esta terça-feira, 8 de novembro, destacam-se, entre outros assuntos, a apresentação de resultados das atividades desenvolvidas até agora, no seio dos associados; aprovação do tema e edital do prémio Maria Cristina Portugal, antiga presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) de Portugal, falecida no ano passado e Aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2023.

Já esta quarta-feira, 9, arranca a habitual Conferência Anual da RELOP que acontece na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com uma conferência de abertura subordinada ao tema: “Impactos da Geopolítica na Resiliência e Transição Energética”.

Durante este encontro anual, os associados da RELOP irão refletir sobre a Resiliência e Transição Energética, como forma de responder aos impactos geopolíticos no setor energético mundial. Desta forma estarão a evidenciar o papel primordial da resiliência e transição energética, procurando identificar as oportunidades e desafios para que os países membros disponham de soluções tecnológicas tendo em vista a descarbonização e sustentabilidade, assegurando uma transição justa e inclusiva, bem como identificar novas temáticas que reflitam preocupações atuais.

Ainda ao longo do dia os participantes, vão poder assistir as apresentações de temas como: “Segurança do Abastecimento”, os principais desafios que se colocam perante as opções de segurança de abastecimento do ponto de vista de diferentes vetores energéticos; “Contributos para a Transição Energética”; um estudo de caso sobre:“Modelos de Regulação Económica para Mitigar a Pobreza Energética”, e uma mesa-redonda sobre: “Os Desafios e as Perspetivas da Regulação”

A Conferência promovida pela RELOP contará com a participação de peritos nacionais e internacionais da área de energia, representantes do meio académico, empresas e associações do sector dos países de Língua Oficial Portuguesa.

Além dos membros da RELOP estão convidados a assistir representantes do meio académico, diplomático, estudantes, empresas e associações do setor bem como o público em geral.

Durante a sua permanência em terras lusas, a delegação da ARME tem encontros de trabalho com as suas congéneres, sedeadas em Lisboa, como Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Recorde-se, igualmente, que, antes de seguir para a cidade do Porto, onde participa na XVI Assembleia Geral Ordinária da RELOP e na XIII Conferência Anual Resiliência e Transição Energética, a presidente da ARME, Leonilde Tatiana dos Santos, o administrador João Tomar, o Eng.º Erick Sotelo e a Engª Suzete Centeio, participaram entre os dias 1 e 4, em Lisboa, na 7ª edição da Web Summit e no Fórum da Governação da Internet.