Energia

Consulte as informações do sector.

Ministro Alexandre Monteiro felicita ARME pelo projeto de eficiência energética

A convite do Conselho de Administração da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) o Ministro de Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro efetuou na tarde desta sexta-feira, 28, uma visita de cortesia às suas instalações para, entre outros propósitos, conhecer, in loco, a realidade funcional dos diferentes departamentos e assistir à apresentação do Projeto de Eficiência Energética, que a reguladora pretende implementar, proximamente.

À sua chegada às instalações da ARME, o titular da pasta de Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, que se fez acompanhar do Diretor Nacional de Indústria e Energia, Rito Évora, foi recebido pela Presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde Tatiana dos Santos e pelo Administrador com o pelouro de energia, Carlos Ramos.

Numa breve alocução, a PCA da ARME deu as boas vindas ao Ministro Alexandre Monteiro e à delegação que o acompanha, reiterando que a sua visita às instalações da entidade que dirige, denota “o reafirmamento do nosso total engajamento e abertura para a construção de boas relações institucionais em ordem à uma cooperação de excelência, que se pretende com com o Governo, mormente com os ministérios que tutelam os sectores regulados pela ARME”, afiança Leonilde dos Santos para quem desta forma as boas relações institucionais contribuem para uma regulação de excelência que todos desejam.

De seguida o administrador Carlos Ramos fez uma súmula da apresentação do Projeto de Eficiência Energética que a ARME pretende, a partir do sistema de microprodução de energia solar, implementar no seu edifício-sede e infraestruturas remotas de controlo e monitorização de espectro radioelétrico, existentes pelo país.

No final, o Ministro Alexandre Monteiro, mostrou-se satisfeito com a iniciativa e, por isso, felicitou a ARME, sublinhando que o exemplo que está a seguir na implementação de projetos de eficiência energética, como o de microprodução é a via mais rápida para reduzir a fatura energética, principalmente, neste contexto do aumento dos preços dos combustíveis e da eletricidade.

De acordo com Monteiro, o Executivo a que pertence tem vindo a adotar um conjunto de medidas emergenciais para acelerar a eficiência energética e fazer face a situação difícil que o mundo e Cabo Verde atravessa. “Da parte do governo estamos a trabalhar numa escala maior para acelerar algumas medidas de eficiência, nomeadamente na redução das perdas comerciais”, garante aquele governante.

Recorde-se que, a ARME enquanto entidade reguladora do setor de energia pretende, com esta iniciativa, posicionar como promotora e incentivadora da eficiência energética. Neste sentido a entidade reguladora está a desenvolver um conjunto de ações para tornar o edifício eficiente, em que numa primeira fase está prevista a instalação de painéis solares fotovoltaicos para o autoconsumo, aquisição de um veiculo elétrico e instalação de postos de carregamento.

 

Documentação Sector Energia