Evolução Semanal de preços do Petróleo e seus Derivados de de 12 a 16 de setembro

Durante o período compreendido entre 12 e 16 de setembro, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados, dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi negativa em 0,72 porcento. A cotação média ficou em 92,26 USD, o que representa um acréscimo de 1,28%, quando comparado com a semana anterior.

Outrossim, a subida dos preços do petróleo deveu-se sobretudo às reações do mercado à desvalorização do dólar e ao aumento dos riscos da redução da oferta global de petróleo, devido à falta de compromisso por parte do Irão nas negociações para a retomada do acordo nuclear.

Esta subida só não foi mais acentuada devido às reações do mercado aos novos surtos de covid-19 e que podem resultar em novas decisões de confinamento na China, aos receios de recessão económica nas principais economias, incluindo na dos EUA, em que foram apresentados dados económicos abaixo dos previstos, reforçados com o cenário inflacionista e o aumento das taxas de juro de referência.

Evolução de preços dos derivados de petróleo

Recorde-se, entretanto, que os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano.

Assim, na semana em análise, as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram uma diminuição de 1,35% em relação à semana anterior.

Deste modo, o Butano, a Gasolina e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 2,43%, 1,81% e 0,87%, respetivamente, enquanto o Jet A1 e o Gasóleo 10ppm tiveram decréscimos médios de 6,15% e 5,69%, respetivamente.

Relativamente ao mês de agosto de 2022, os preços dos derivados de petróleo sofreram uma diminuição média de 1,70%.

Evolução do câmbio EUR/USD

Os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma apreciação de 0,98% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), aumentando de 0,9956 para 1,0054 EUR/USD.

Relativamente à cotação do último dia útil do mês de agosto (1,0001), a cotação média do Euro sofreu uma apreciação de 0,53%. Esta evolução do câmbio tende a diminuir os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.

Para mais informações acede ao link: