ARME reúne colaboradores em Workshop Motivacional e dinâmicas de grupo para celebrar 4º Aniversário

A ARME promoveu esta segunda-feira, 19, um workshop ministrado pela psicóloga Dirce Varela, subordinado ao tema: "Motivação e Dinâmicas de Grupo”, enquadrado na agenda comemorativa do IVº aniversário da instituição, que se celebra amanhã, 20 de setembro.

A iniciativa decorre de um dos vetores que enformam os eixos estratégicos de gestão do novo Conselho de Administração durante o mandato, que têm que ver com a motivação e valorização dos recursos humanos, a par da comunicação e da materialização no seio da instituição.

Durante a sua comunicação, Dirce Varela recorreu ao modelo de gestão das mudanças, conhecido por Curva de Mudança, desenvolvida pela psiquiatra suíça, Elisabeth Kübler-Ross, que se originou de um estudo com o objetivo de ajudar as pessoas a lidarem com o luto, perdas e traumas.

Este modelo aplica-se, segundo, Varela à motivação nas organizações que é, por seu turno, uma decisão pessoal. Ou seja, cabe a cada pessoa escolher uma boa ou má ação, para o seu ambiente organizacional.

Uma boa ação é, na perspetiva da psicóloga, aquela que deseja cumprir metas e atingir bons resultados, movidos quer por impulsos internos da organização, quer por estímulos externos, tendo em consideração sempre a uma comunicação assertiva e alinhada.

Portanto, para Dirce Varela não há um colaborador(a) que esteja motivado(a), sem que para tal, a organização tenha contribuído, do ponto de vista da criação de incentivos e caminhos rumo ao novo individuo – última fase da Curva de Mudança, em que este partilha as suas experiências com o outro.

O administrador João Tomar com pelouro da gestão de recursos humanos, faz, no final, uma avaliação muito positiva de conteúdos desenvolvidos durante o workshop e sublinha que veio mesmo a calhar, pois, este é o primeiro, de muitos eventos do teor, já que acredita que a instituição só cumpre o seu desiderato, se tiver todos os seus colaboradores engajados e altamente motivados.

Recorde-se, entretanto, que, a ARME foi criada, a 20 de setembro de 2018, por Decreto-Lei nº 50/2018, com o propósito de desempenhar a atividade administrativa de regulação técnica e económica dos setores das comunicações, energia, água, e transportes coletivos urbanos e interurbanos de passageiros.