Evolução Semanal de preços do Petróleo e seus Derivados de 5 A 9 de setembro

Durante o período compreendido entre 5 e 9 de setembro, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados, dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi negativa em 0,82 porcento. A cotação média ficou em 91,09 USD, o que representa um decréscimo de 5,27%, quando comparado com a semana anterior.

Outrossim, a descida dos preços do petróleo deveu-se sobretudo às reações do mercado à previsão do agravamento da recessão económica devido à divulgação dos dados comerciais chineses pessimistas, bem como, à preocupação da evolução negativa dos indicadores de confiança e dos dados económicos (subida da inflação e taxas de juros) de algumas principais economias mundiais.

Esta descida só não foi mais acentuada devido às reações do mercado ao anúncio da OPEP+ em diminuir a produção e oferta de petróleo (em 100 mil barris/dia); à ameaça da Rússia em encerrar as exportações para o ocidente caso aplicarem novas restrições aos preços de vendas do petróleo e do gás natural russo, e, também, ao aumento dos stocks norte-americanos desta matéria-prima.

Assim, a variação média do preço neste período, relativamente ao mês de agosto de 2022, registou uma diminuição de 5,53 por cento.

Evolução de preços dos derivados de petróleo

Recorde-se, entretanto, que os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano.

Assim, na semana em análise, as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram um aumento de 0,57% em relação à semana anterior.

Deste modo, o Butano teve um acréscimo médio de 11,56%, enquanto que, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram decréscimos médios de 2,01%, 2,33%, 0,80% e 3,56%, respetivamente.

Relativamente ao mês de agosto de 2022, os preços dos derivados de petróleo sofreram uma diminuição média de 1,38 por cento.

Evolução do câmbio EUR/USD

Os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma depreciação de 0,47% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), diminuindo 1,0003 para 0,9956 EUR/USD.

Relativamente à cotação do último dia útil do mês de agosto (1,0001), a cotação média do Euro sofreu uma depreciação de 0,44%. Esta evolução do câmbio tende a aumentar os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.

 Para mais informações sobre o relatório consulte o link: