Evolução Semanal de Preços do Petróleo e seus Derivados de 1 a 5 de agosto

Durante o período compreendido entre 1 e 5 de agosto, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados, dá conta que a média de variações das cotações do petróleo foi negativa em 1,55% porcento. A cotação média ficou em 96,57 USD, o que representa um decréscimo de 5,02%, quando comparado com a semana anterior.
Assim, a variação média de preço nesse período, quando comparado com o mês de julho, registou uma diminuição de 5,59 por cento.
Outrossim, a descida de preço do petróleo deveu-se essencialmente ao registo de um crescimento económico menor do que o esperado na China e com a tendência para a contração da atividade económica; à subida dos stocks norte-americanos de petróleo bruto muito mais alta do que a prevista; aos efeitos das subidas das taxas de juro, por parte dos bancos centrais, para conter a inflação, conduzindo à diminuição do crescimento da economia a nível global e à redução do consumo futuro de petróleo.
Evolução de preços dos derivados de petróleo
Recorde-se que os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano.
Assim, na semana em análise, as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram uma diminuição de 7,24% em relação à semana anterior.
Deste modo, o Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5%, tiveram decréscimos médios de 6,77%, 9,50%, 6,01%, 7,48% e 6,41%, respetivamente.
Relativamente ao mês de julho de 2022, a variação média do preço dos derivados de petróleo sofreu uma diminuição de 11,47% por cento.
Evolução do câmbio EUR/USD
Os preços do petróleo e dos derivados de petróleo são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma apreciação de 0,40% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), aumentando de 1,0169 para 1,0209 EUR/USD.
Relativamente à cotação do último dia útil do mês de julho (1,0210), a cotação média do Euro sofreu uma depreciação de 0,01%. Esta evolução do câmbio tende a aumentar os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.
 
Para mais informações consulte o liink: