Evolução semanal de preços do petróleo e seus derivados de 18 a 22 de julho

Durante o período compreendido entre 18 e 22 de julho, o relatório semanal sobre a evolução do petróleo e seus derivados, dá conta que a média de variações das cotações do petróleo foi negativa em 0,85 porcento. A cotação média ficou em 101,90 USD, o que representa um acréscimo de 2,54%, quando comparado com a semana anterior.

Já a variação média de preço nesse período, quando comparado com o mês de junho, registou uma diminuição de 11,24 por cento.

Outrossim, a subida de preço do petróleo deveu-se sobretudo às reações do mercado à desvalorização do dólar e à manutenção de níveis elevados de procura global de petróleo.

Entretanto, de acordo com o Governo dos EUA, esta subida de preço foi atenuada pela diminuição da procura de gasolina e pela decisão do Banco Central Europeu de subir a taxa de refinanciamento de 0% para 5%, o que não acontecia desde 2011, como forma de combater a forte subida de preços, bem como pela retoma de funcionamento e operação do gasoduto Nord Stream 1, que leva o gás de Rússia para Alemanha.

Evolução de preços dos derivados de petróleo

Recorde-se que os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano.

Assim, na semana em análise, as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram uma diminuição de 3,17% em relação à semana anterior.

Deste modo, O Butano, a Gasolina, o Jet A1 e o Gasóleo 10ppm tiveram decréscimos médios de 2,63%, 7,52%, 2,92% e 4,78%, respetivamente, enquanto que o Fuelóleo 0,5% teve um aumento médio de 1,99 por cento.

Relativamente ao mês de junho de 2022, a variação média do preço dos derivados de petróleo sofreu uma diminuição de 14,96% por cento.

Evolução do câmbio EUR/USD

Os preços de petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma apreciação de 1,39% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), aumentando de 1,0051 para 1,0190 EUR/USD.

Relativamente a cotação do último dia útil do mês de junho (1,0392), o Euro sofreu uma depreciação de 1,94%. Esta evolução do câmbio tende a aumentar os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.

  

Para mais informações consulte o link: