ARME atualiza Novas Tarifas para os Transportes Colectivos Urbanos de Passageiros

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME actualiza, em 43$00, as tarifas para os Transportes Colectivos Urbanos de Passageiros (TCUP) para o ano 2022, na Praia e em Mindelo, a vigorarem a partir das 00h00 do dia 01 de maio, ao abrigo do disposto no artigo 11 do Decreto–Lei nº 02/2011 de 09 de Fevereiro, que estabelece a metalogia de cálculo, revisão e ajuste tarifário para os TCUP.

Recorde-se que a tarifa de Transportes Coletivos e Urbanos de Passageiros é revista anualmente, através do cáculo de custo médio, que considera os preços dos consumíveis, os parâmetros de depreciação e remuneração dos veículos e informações sobre a demanda e oferta.

Outrossim, a tarifa de equilibrio é determinada pela relação entre o custo por quilómetro (CVE/km) e o índice de passageiros por quilómetro equivalente (IPKE).

Assim, o aumento do custo por quilómetro, explicado, principalmente pelo aumento do preço dos combustíveis, conjugado com o índice de passageiros por quilómetro equivalente, que se prevê quase inalterado em relação à última atualiação, determina que a tarifa dos TCUP aumente de 41para 43$00 na Praia e de, 40 para 43 $00, em Mindelo, São Vicente.