Administrador Almerindo Fonseca Preside XIVª Assembleia Geal da RELOP

Teve lugar, em formato virtual, no passado dia 18 de novembro, a XIVª Assembleia Geral da Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP), sob a presidência do administrador da ARME, Almerindo Fonseca.

No seu discurso de abertura, o Diretor da RELOP, Efrain da Cruz saudou aos presentes e agradeceu à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) pelo engajamento e apoio na organização desta assembleia geral e aproveitou a ocasião, para render uma singela homenagem à Presidente da ERSE e Diretora-executiva da RELOP, falecida a 8 de setembro deste ano, pelo seu trabalho e qualidade humana, em prol dessas duas instituições.

De seguida, procedeu-se a apresentação do relatório de atividades desenvolvidas até a presente data pela agremiação dos reguladores do setor energético, que esteve a cargo de Artur Trindade, diretor-executivo da RELOP. O documento mereceu a apreciação positiva dos associados, embora reconheçam que a pandemia da COVID-19 impactou, negativamente, algumas atividades que ficaram por concluir.
Uma vez aprovado o relatório de atividades de 2021, os associados debruçaram-se sobre os preparativos para a elaboração do novo Plano Estratégico para 2022-2025 e aprovaram o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2022.

A Assembleia Geral decidiu também, por unanimidade dos presentes, que os atuais Órgãos Sociais se manterão em funções até ao próximo conclave da organização, que deverá acontecer em março de 2022, em São Tomé e Príncipe, sob a égide da Autoridade Geral de Regulação de São Tomé e Príncipe (AGER) e Agência Nacional de Petróleo de São Tomé e Príncipe (ANP-STP).

No final dos trabalhos da XIVª Assembleia Geral da RELOP, os membros desta organização lusófona reiteraram a vontade de cooperar e partilhar conhecimentos e experiências entre si, empenhano nas atividades programadas, através de contributo ativo para a evolução da associação.