Evolução dos preços de Gasolina e Gasóleo de 2010 a 2021

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) acaba de lançar em audiência pública prévia dos interessados, por um período de 30 dias, a contar da data da sua publicação, o Sentido Provável de Decisão (SPD) sobre alterações à Oferta de Referência de Circuitos Alugados (ORCA) e à Oferta de Referência de Circuitos Ethernet (ORCE), aprovado em reunião ordinária do Conselho de Administração, do dia 11 de novembro.

O preço mínimo ocorreu com o advento da pandemia, em maio de 2020, quando a gasolina atingiu 79.80 escudos/litro e o gasóleo a ficar em 62.70 escudos/litro. Desde então, com o abrandamento da crise sanitária e a retoma das atividades económicas que provocaram o aumento expressivo do consumo energético, o gráfico mostra-nos uma subida galopante dos combustíveis, que chega a ultrapassar os 60%, estando, atualmente, o gasóleo a ser vendido por 114,60 escudos/litro e a gasolina por 142,20 escudos/litro.

De sublinhar que a evolução dos preços dos combustíveis em Cabo Verde segue a cotação do petróleo nos mercados internacionais, que se encontra hoje acima dos 80 dólares contra menos de 45 dólares há um ano.