ARME Socializa Eestratégia Nacional de Política Espacial com os Players

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), promoveu na passada quinta-feira, 30 de setembro, um workshop de socialização da Estratégia Nacional de Política Espacial, com todos os players ligados aos setores estratégicos do país, como: ambiente; comunicações; educação; economia; defesa nacional; fiscalização de zona económica exclusiva; segurança aérea e marítima; prevenção e combate de crimes; proteção civil, agricultura, ambiente, pescas, entre outros.

A sessão da abertura do evento foi presidida pela Ministra de Estado, da Defesa e da Coesão Territorial, Janine Lélis, tendo como objetivo a recolha de subsídios para a conclusão desse importante documento para o país.

“O valor do mercado espacial passou de 216 mil milhões de dólares em 2009, para cerca de 446 mil milhões em 2020. Mesmo para países pequenos e de parcos recursos como Cabo Verde, é fundamental termos uma estratégia espacial que, à nossa medida, permita melhor aproveitamento das inúmeras potencialidades do espaço”, lembra o Presidente do Conselho da Administração da ARME, Isaías Barreto da Rosa, durante o seu discurso de abertura desse workshop.
Para o responsável da ARME, o setor espacial desempenha um papel importante em vários domínios incluído: levar a banda larga aos sítios mais recônditos, segurança e navegação aérea e marítima, comunicações de emergência, planeamento e ordenamento de território, monitorização ambiental, meteorologia, etc.

“Além disso, existem várias formas através das quais poderemos melhorar o aproveitamento da nossa posição orbital (incluindo Parcerias Público Privadas), tendo em conta a localização geoestratégica privilegiada de Cabo Verde”, concluiu Isaías Barreto da Rosa.