Tarifas de Eletricidade: o histórico e as projeções para 2022

Através das deliberações nºs 34 e 35, de 31 de agosto passado, a ARME decidiu aprovar os ajustes das componentes variáveis das tarifas de eletricidade para as empresas ELECTRA e Águas e Energia da Boa Vista (AEB), que entram em vigor a partir de 1 de outubro próximo.

Os resultados destes ajustes e os impactos nas tarifas estão espelhados no quadro e gráfico em anexo, que também reportam a evolução desde 2006, das novas tarifas que entram em vigor em 1 de outubro de 2021 e a projeção para 2022, com a anunciada redução do IVA de 15 % para 8%.

Pode assim, constatar-se que as tarifas de eletricidade (incluindo o IVA), que acompanham de perto os preços dos combustíveis, podem ser identificadas em três momentos:

(i)  temos um momento antes da pandemia da covid-19 (2019), em que, por exemplo, no caso da ELECTRA, os consumidores do primeiro escalão pagavam 28$30, por KWH.

(ii) com a pandemia, em 2020, houve uma descida de preços dos combustíveis e consequente queda tarifária nos valores da eletricidade, em que os consumidores passaram a pagar 21$10, por KWH.

(iii) atualmente, devido ao aumento brutal dos combustíveis no mercado internacional, regista-se uma nova subida do preço da eletricidade, passando os mesmos consumidores a pagara partir de 1 de outubro, 28.50, por KWH. Contrariando esta tendência, houve uma contínua redução da tarifa social, devido ao desconto em relação à tarifa normal, que passará, a partir de 1 de outubro, de 30 para 50 por cento. 

No entanto, com a anunciada redução do IVA na eletricidade, de 15 para 8%, passaremos a ter valores abaixo dos de 2019.

Para mais informações sobre as tarifas, consulte o link: