ARME e INE reúnem-se a propósito do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021)

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia-ARME, enquanto instituição que regula o setor das comunicações, reuniu-se, na manhã de hoje, 29, as 10 horas, com Instituto Nacional das Estatísticas (INE) para analisarem a forma como a ARME poderá apoiar na realização do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), a realizar-se de 16 a 30 de junho, em todo o território nacional. A ARME, manifestou todo o apoio institucional a esta importante iniciativa.

O RGPH-2021 é uma operação de extrema importância para a população e para o país, pelo que há necessidade de levar a acabo uma comunicação de massa para que a informação possa chegar a todos os contos do país, seguindo as recomendações das Nações Unidades que define que em matéria de realização dos Recenseamentos de População deve ser feito de dez em dez anos, constituindo a maior operação estatística a ser realizada pelo Instituto Nacional de Estatística, em 2021.

Sabe-se que o INE, devido à complexidade desta operação e sua abrangência, pretende implementar uma ampla campanha de sensibilização junto da população, utilizando, além do envio de SMS, diferentes meios de comunicação, nomeadamente: a televisão, rádio, jornais e redes sociais, para divulgação das informações, referente ao RGPH-2021.

Os resultados do RGPH-2021 têm imensurável importância uma vez que permite facilitar o diálogo entre as autoridades a nível central e local, assim como entre o Governo e os parceiros de desenvolvimento, sobretudo na formulação, seguimento, avaliação de políticas e estratégias públicas, mormente o PEDS. Também faculta, entre outros, indicadores para os compromissos internacionais nomeadamente as Agendas, Mundial 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS) e a Africana 2063.

Fotoreportagem: