Termina 1º Fórum de Governança de Internet em Cabo Verde

Caiu o pano, esta tarde de quinta-feira, 10 de dezembro, sobre o 1º Fórum de Governança da Internet, que decorreu em formato online, entre ontem e hoje, sob o lema: “Internet, Pandemia e Sustentabilidade” visando, entre outros propósitos, reunir personalidades do mundo académico e organizações oriundas de vários quadrantes do setor empresarial e da sociedade civil para, juntos, refletirem sobre políticas públicas relativas ao acesso à internet, em tempo da pandemia de COVID-19.

O ato de abertura do fórum foi presidido pelo Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, que, na ocasião, destacou a importância do evento e elencou um conjunto de políticas deste Governo para o setor das TIC’s, nomeadamente o programa Cabo Verde Digital que tem apostado na formação de vários jovens programadores. 

Por seu turno, o PCA da ARME, Isaías Barreto da Rosa, deu as boas vindas aos oradores e participantes, tendo, de seguida, recorrido aos dados mundiais, regionais e nacionais para ilustrar as diferentes taxas de penetração e acesso à internet, tendo a população cabo-verdiana a ultrapassar os 80% em termos de acesso à rede mundial de computadores e uma taxa de penetração em torno de 60%, pelo que, em tempo de pandemia, torna-se cada vez mais premente criar as condições para combater o fenómeno da infoexclusão, no nosso país. 

Durante estes dois dias do evento foram debatidos temas como “Inclusão Digital – Internet para todos?”, “Como construir uma cultura de privacidade e proteção de dados pessoais desde a escola” e “A importância das competências digitais no meio da pandemia de COVID-19”.

Conteúdos ilegais na Internet – “Dark web versus cibersegurança”, “O que elas têm a dizer sobre género, empoderamento e Internet, crianças e adolescentes: que ações de educação e consciencialização para uso seguro, saudável e responsável da Internet? completaram assim o quadro dos painéis deste certame que terminou ao final de tarde desta quinta-feira, 10 de dezembro.

Os discursos de encerramento estiveram a cargo do PCA da ARME, Isaías Barreto da Rosa, e do  Diretor-Geral das Telecomunicações e Economia Digital, Aruna Handem, que estiveram alinhados em reconhecer que valeu a pena a realização deste evento, pois, o tema é apaixonante e recomenda-se, sobretudo, neste contexto da pandemia COVID-19,  em que nós nos encontramos.