Presidente da ARME participa na Mesa Redonda Ministerial Virtual da União Internacional das Telecomunicações (ITU)

O Presidente do Conselho de Administração da ARME, Isaías Barreto da Rosa, participou, na amanhã de hoje, às 10 horas, como orador, na Mesa Redonda Ministerial Virtual da União Internacional das Telecomunicações, organizada, no âmbito da ITU Virtual Digital World 2020, cujo tema é “The role of digital technologies during and after COVID-19 pandemic.

O evento decorre de 20 a 22 desse mês de outubro, mas a intervenção de Isaías Barreto da Rosa, na qualidade de Presidente da ARME, entidade que entre outros, regula o setor das comunicações eletrónicas em Cabo Verde, aconteceu nesta manhã.

Durante a sua intervenção, Isaías Barreto da Rosa disse que atualmente, 80% dos cabo-verdianos têm acesso à Internet e que, no entanto, nos contextos atuais da pandemia COVID 19, uma das principais prioridades dos reguladores das comunicações electrónicas deve ser definitivamente a conectividade. Mas, não apenas a conectividade: “Precisamos promover a conectividade significativa e acessível e reduzir a exclusão digital nestes tempos críticos, dois aspetos de suma importância e que constituem um dos principais compromissos da ARME”, reforça.

De acordo com o presidente da ARME, COVID-19 está a ter um impacto sem precedentes em todas as áreas. Em poucos meses após o início desta pandemia, mais de 50% da população mundial estavam confinada em casa, registando um declínio de mais de 55% nas exportações globais, tendo a maioria dos países entrado em recessão econômica com um aumento de 5 vezes em termos do número de ataques cibernéticos a nível global.

Concluiu que o acesso equitativo às tecnologias digitais nunca foi tão importante como agora e que atualmente enfrentamos uma necessidade cada vez maior de usar essas tecnologias para continuar a lutar contra essa pandemia e enfrentarmos o risco relacionado ao fato de que o uso crescente de tal tecnologia exacerbe a exclusão digital.

Afirmou ainda que, na luta contra esta pandemia, os países mais bem-sucedidos são exatamente aqueles que confiaram claramente nas tecnologias digitais e na integração dessas tecnologias nas políticas e na saúde.

Termina a sua intervenção, considerando que a atual pandemia aumenta exponencialmente a necessidade de abordar o problema da exclusão digital, ou seja, que aqueles que têm acesso limitado à Internet definitivamente terão pouco acesso a informações vitais relacionadas à saúde e pouco acesso às oportunidades socioeconômicas trazidas pelas TIC’s.

Recorda-se que esta mesa redonda Ministerial Virtual contou com a presença do Secretário-geral da União Internacional das Telecomunicações, Houlin Zhao, bem como de Ministros, Reguladores e Operadores do Setor das Comunicações Eletrónicas de vários países membros da União Internacional das Telecomunicações.

 

ARME/GCI/JVF