Presidente da ARME visita Águas de Ponta Preta (APP) e Estação Remota de Controlo de Espectro Radioelétrico (ERCER) do Sal

Uma delegação da ARME deslocou-se, nos dias 15 e 16, à Ilha do Sal, para uma visita às instalações da Empresa Águas de Ponta Preta (APP) e à Estação Remota de Controlo de Espetro Radioelétrico (ERCER) e realização de testes ao sistema ARGUS e medição do Espetro no terreno. 

Trata-se de um conjunto de visitas de acompanhamento que ARME tem agendado a vários entidades reguladas no quadro da regulação de excelência e proximidade, face ao momento de pandemia de COVID-19.

Além de permitir conhecer in loco às instalações da Empresa APP, através de uma visita guiada, conduzida pelo Diretor-geral da APP, Damià Pujol, esta visita permitiu a discussão sobre vários aspectos da regulação do setor de Água e Saneamento. 

Durante essa visita ficou ainda o compromisso entre ARME e APP no sentido de trabalharem juntos para resolver questões importantes para o setor bem como formar e informar os consumidores sobre aspetos relevantes relacionados com os serviços de água e saneamento. 

Nessa deslocação, o Presidente do conselho de Administração da ARME, Isaías Barreto da Rosa, visitou também a Estação Remota de Controlo de Espetro Radioelétrico (ERCER) e fez-se acompanhar pelos técnicos do Departamento de Gestão e Controlo de Espetro (DGCE), César Soares e José Maria Ribeiro.

A ERCER é um sistema através do qual a ARME faz a monitorização e fiscalização das frequências, resolve os conflitos entre os vários utilizadores dos serviços de radiocomunicação, mas também permite identificar as emissões clandestinas. 

Numa altura em que o acesso aos mais diversos tipos de equipamentos de comunicação ficou mais facilitado, as entidades públicas precisam estar preparadas para gerir a utilização desse recurso que se torna cada vez mais limitado. A Estação Remota de Controlo de Espetro Radioelétrico (ERCER) permite captar sinais gerados em Cabo Verde e em alguns países vizinhos. 

Recorda-se que a extinta ANAC implementou um sistema integrado de gestão e controlo do Espectro Radioelétrico que inclui as estações fixas das ilhas do Sal, São Vicente e Santiago, uma estação móvel e uma transportável. A ERCER do Sal foi inaugurado a 20 de fevereiro de 2015.

 

ARME/GCI/JVF