Serviço de Internet

Deve ter atenção ao seguinte: escolha o serviço que responde às suas necessidades - quer um acesso fixo ou móvel? Pretende fazer muitos downloads e/ou uploads?

A utilização que vai dar ao serviço:

> Na escolha do serviço deve ter atenção a utilização que vai dar à Internet, o tempo de utilização, a hora que vai utilizar o serviço para poder fazer uma melhor escolha relativa à velocidade que vai contratar. Igualmente, deve escolher o limite do consumo pretendido, se um valor pré-definido ou se quer pagar à medida que vai utilizando, etc. 

 

Cobertura da rede do operador na sua residência:

> Ao contratar o serviço, deve ter em atenção se  há cobertura do  serviço pela rede do operador escolhido, na sua área de residência ou na área onde pretende utilizá-lo.

 

O melhor tarifário melhor para si.

> Analise os tarifários disponibilizados pelos operadores e escolha o tarifário que melhor se adequa ao que pretende e à utilização que vai dar ao serviço contratado.

 

Os custos adicionais associados ao serviço,

> Solicite todas as informações sobre o serviço a contratar, inclusive os custos adicionais que poderão existir, designadamente os ligados à instalação do serviço, à manutenção, ao aluguer de equipamentos e ao acesso à Internet móvel em território nacional e em roaming.

> Procure informar-se junto do seu operador se são disponibilizados meios técnicos que lhe permitam fazer controlo da utilização do consumo do serviço contratado.

 

Contrato de Adesão:

> Informe-se se o contrato tem uma duração mínima (considerado como período de fidelização) e se é obrigado a pagar uma indemnização caso decida rescindi-lo antecipadamente.

> Se for alterada algumas das condições previstas no contrato de adesão que lhe seja desfavorável, o operador deve comunicar-lhe dessas alterações com a antecedência mínima de um mês, e informar-lhe do direito à rescisão do contrato sem nenhuma penalização.

 

Equipamentos indispensáveis para obtenção do serviço:

> Procure saber de todos os equipamentos necessários para ter acesso ao serviço contratado:

              - Se quiser uma ligação fixa à Internet, apenas será necessária uma linha telefónica ou um acesso por cabo ou por fibra ótica e um modem.

             - Se quiser uma ligação móvel, será necessário um telemóvel 2G ou 3G, um computador portátil, um PDA, um Tablet, um modem USB ou um Router 3G.

 

Condições de acesso ao serviço

> Procure informar-se junto do operador todas as condições técnicas necessárias para a instalação e funcionamento do serviço.

 

Qualidade de serviço oferecidos pelos operadores:

> Procure informar-se sobre os níveis de qualidade de serviço que os operadores divulgam. Saiba que os operadores não podem garantir, a todo o momento, uma velocidade máxima de acesso, dado a velocidade de acesso à Internet depender do nível de utilização da rede e do servidor a que o cliente se liga. Em muitos casos a velocidade máxima anunciada pode divergir da velocidade efetivamente alcançada.

Tags: ,