Fraunhofer de Portugal e ARCTEL-CPLP inauguram projecto SV4D em Cabo Verde

Encontra-se, na Cidade da Praia, de 2 a 13 de janeiro, uma equipa de técnicos da Fraunhofer de Portugal e Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da ARCTEL-CPLP, responsável pelo projecto de solidariedade social, sem fins lucrativos, Promoting Digital Inclusion, intitulada “Sustainable Villages for Development (SV4D) ou Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento”.

Esse projecto inclui a instalação no Município da Ribeira Grande de Santiago, quatro praças digitais, sendo uma nas instalações da Câmara Municipal, outra no Liceu de Salineiro, outra no Centro Social da Calabaceira e outra no Forte S. Francisco.

O projecto SV4D visa criar soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas e facilitar o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, permitindo, no âmbito da inclusão digital, melhorar a qualidade de vida da população em zonas mais remotas.

Além da Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME, estão envolvidas como parceiros neste projecto várias outras entidades nacionais, entre as quais: o NOSI, a Unitel T+, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, que é o beneficiário directo deste projecto.

A ARME é o ponto focal desta iniciativa e responsável pela coordenação da implantação do projeto-piloto em Cabo Verde e, no âmbito da Sociedade de Informação, o NOSI participa na cedência gratuita de Internet e a Unitel T+, na cedência gratuita da sua torre de comunicação, na Cidade Velha.

A inauguração do projecto acontecerá, no próximo dia 11, às16 horas, na Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, e contará com a presença de várias entidades nacionais e internacionais convidadas, além da população local, beneficiária do projeto.

Documentação Sector Comunicações