Workshop sobre aldeias sustentáveis para desenvolvimento

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME, em parceria com a Fraunhofer de Portugal e Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da ARCTEL-CPLP, promove, amanhã, às 14h:30, nas suas instalações, o Workshop sobre Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento, no âmbito do projeto da solidariedade social e sem fins lucrativos, denominado Promoting Digital Inclusion, intitulada “Sustainable Villages for Development (SV4D).

O projecto Sv4D visa criar soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas e facilitar o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, permitindo, no âmbito da inclusão social e digital, melhorar a qualidade de vida da população, em zonas mais remotas.

Esse projeto inclui a instalação no Município da Ribeira Grande de Santiago, quatro (4) praças digitais, sendo uma nas instalações da Câmara Municipal, outra no Liceu de Salineiro, outra no Centro Social da Calabaceira e outra no Forte S. Francisco. Esse Workshop tem como objetivo apresentar o projeto SV4D, seus objetivos e que tipo de serviços pode tirar partido da infraestrutura de comunicação e qual o seu potencial para melhoria de qualidade de vida dos cidadãos cabo-verdianos.

Além da Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME, estão envolvidas também como parceiros nesse projeto, várias outras entidades nacionais, entre as quais: o NOSI, a Unitel T+ e a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, que é o beneficiário directo deste projecto.

A ARME é o ponto focal local desta iniciativa e responsável pela coordenação da implantação do projeto-piloto em Cabo Verde e, no âmbito da Sociedade de Informação, o NOSI participa na cedência de internet gratuita e a Unitel T+ na cedência gratuita da sua torre de comunicação.

Constam ainda do programa, a assinatura da licença entre a Fraunhofer de Portugal e a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, às 16 horas, na Cidade Velha, e, logo de seguida, a inauguração do projecto, contando com a presença de várias entidades nacionais e internacionais convidadas, além da população local, beneficiária do projeto.

GCI-ARME

Documentação Sector Comunicações